Búzios formaliza candidatura da Praia do Forno ao  Programa Bandeira Azul

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Cidade está empenhada em cumprir os 34 requisitos para garantir o selo ecológico

PROLAGOS 300_250_pix

A Prefeitura de Búzios, por meio da Secretaria do Ambiente, Pesca e Urbanismo, formalizou na terça-feira (10) a adesão da Praia do Forno à candidatura ao Programa Bandeira Azul. No ano passado, o secretário da Pasta, Evanildo Nascimento, designou uma equipe técnica de profissionais exclusivamente do cumprimento dos 34 itens, os quais são pré-requisitos para participação na seleção do Programa.

A equipe ficou responsável pela coletas e análises de água em laboratório, totalizando aproximadamente 60 coletas realizadas ao longo de 8 meses, desde 5 de outubro de 2021; elaboração da placa oficial e mapa orientativo da praia; determinação de áreas sensíveis presentes na legislação municipal; demonstração de todas as Unidades de Conservação existentes na região da Praia do Forno; especificação do Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos e do Plano de Gestão de Tráfego/Mobilidade Urbana; e elaboração do Plano de Emergência Ambiental.

Além disso, realizou ações de educação ambiental; preenchimento da tabela de balneabilidade conforme análises e coletas realizadas; planejamento da coleta de resíduos no local; pagamento da taxa de candidatura e formalização do pedido pelo município; planejamento de ações de sustentabilidade e acessibilidade; e a formalização das ações planejadas de educação ambiental na área para a próxima temporada.

Esse conjunto de pré-requisitos será julgado por um júri Nacional e Internacional que avaliará se os estão todos adequados, se a praia atende parâmetros de balneabilidade do Programa, e a adequação dos itens de sustentabilidade e acessibilidade para receber a Bandeira Azul.

Também será realizada na Praia do Forno um Programa de Intervenção Ambiental-Urbanística em parceria com a Secretaria de Obras, Saneamento e Drenagem para realização de intervenções de drenagem, pavimentação e acessibilidade, no local.

Atualmente, o Brasil tem 22 praias e seis marinas com o selo Bandeira Azul, porém, este número pode chegar a 40 na próxima temporada. Santa Catarina é o estado recordista com 12 praias e seis marinas, podendo em breve aumentar este número. No Rio, as praias da capital Reserva e Prainha já possuem o selo, em Niterói a Praia Sossego, em Angra dos Reis, a marina Costabella, e em Cabo Frio o selo pertence à Praia do Peró. A Praia de Itaúna, em Saquarema também é candidata.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email