Cidade está empenhada em cumprir os 34 requisitos para garantir o selo ecológico
A Prefeitura de Búzios, por meio da Secretaria do Ambiente, Pesca e Urbanismo, formalizou na terça-feira (10) a adesão da Praia do Forno à candidatura ao Programa Bandeira Azul. No ano passado, o secretário da Pasta, Evanildo Nascimento, designou uma equipe técnica de profissionais exclusivamente do cumprimento dos 34 itens, os quais são pré-requisitos para participação na seleção do Programa.
A equipe ficou responsável pela coletas e análises de água em laboratório, totalizando aproximadamente 60 coletas realizadas ao longo de 8 meses, desde 5 de outubro de 2021; elaboração da placa oficial e mapa orientativo da praia; determinação de áreas sensíveis presentes na legislação municipal; demonstração de todas as Unidades de Conservação existentes na região da Praia do Forno; especificação do Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos e do Plano de Gestão de Tráfego/Mobilidade Urbana; e elaboração do Plano de Emergência Ambiental.
Além disso, realizou ações de educação ambiental; preenchimento da tabela de balneabilidade conforme análises e coletas realizadas; planejamento da coleta de resíduos no local; pagamento da taxa de candidatura e formalização do pedido pelo município; planejamento de ações de sustentabilidade e acessibilidade; e a formalização das ações planejadas de educação ambiental na área para a próxima temporada.
Esse conjunto de pré-requisitos será julgado por um júri Nacional e Internacional que avaliará se os estão todos adequados, se a praia atende parâmetros de balneabilidade do Programa, e a adequação dos itens de sustentabilidade e acessibilidade para receber a Bandeira Azul.
Também será realizada na Praia do Forno um Programa de Intervenção Ambiental-Urbanística em parceria com a Secretaria de Obras, Saneamento e Drenagem para realização de intervenções de drenagem, pavimentação e acessibilidade, no local.
Atualmente, o Brasil tem 22 praias e seis marinas com o selo Bandeira Azul, porém, este número pode chegar a 40 na próxima temporada. Santa Catarina é o estado recordista com 12 praias e seis marinas, podendo em breve aumentar este número. No Rio, as praias da capital Reserva e Prainha já possuem o selo, em Niterói a Praia Sossego, em Angra dos Reis, a marina Costabella, e em Cabo Frio o selo pertence à Praia do Peró. A Praia de Itaúna, em Saquarema também é candidata.