Península tem sido destino de visitantes que procuram renovação da mente e do corpo
Búzios pode ser conhecida pelas praias, trilhas, a Rua das Pedras e outros lugares badalados, principalmente à noite. Mas a cidade também possui lugares de refúgio para quem busca atividades tranquilas e calmas. São lugares para a prática espiritual, que vem crescendo cada vez mais na cidade. O público se divide entre a movimentação das ruas e o silêncio da natureza. É o chamado turismo espiritual, uma das pautas da série de matérias da Prensa sobre os tipos de turismo do balneário.
Apesar do turismo espiritual ter uma porcentagem menor que os outros, Búzios é uma cidade muito procurada pela energia e conta com lugares que oferecem atividades específicas para quem vem em busca da renovação da mente e do corpo. Um deles é o Búzios Espiritualidade, espaço localizado dentro do bairro Caravelas, que propõe programação como retiros de Yoga, Búzios Yoga Fest, o Dia Internacional do Yoga com a presença de mestres renomados, como Janis Roze, por exemplo, cientista que colaborou para criação da APA Pau Brasil.
A energia de Búzios coloca a cidade como destino de diversos mestres, iogues, gurus e lamar. Um dos mais noticiados foi o Lama Gangchen, mestre do budismo tibetano, e que tem no Brasil o Lama Michel, o mais conhecido discípulo.
“O público espera encontrar momentos de encontro consigo mesmo, momentos de paz e autodescoberta a partir do cuidado e do bem-estar interior. Procuram lugares remotos, com muita vegetação e com atividades que alimentem o corpo e a alma”, explica Luciana Videla, cofundadora e diretora do Búzios, Espiritualidade e Natureza.
O local oferece atividades de terça à domingo, com yoga duas vezes ao dia, meditação e caminhadas por trilhas que levam às praias próximas. Além de estar surgindo novos eventos, como workshop sobre posturas de yoga invertida, dança, constelação familiares, roda de mantras e retiros espirituais. Além disso, no bairro Caravelas, onde fica localizado o hotel, existem estruturas públicas para as atividades espirituais como a Pirâmide Sinética, o Labirinto de David e a Pedra da Deva.
Búzios todos os dias recebe novas propostas para este público em específico e em lugares diversos na cidade. O projeto “Literacura”, de Kalana Wayhs, nasceu a partir do crescimento desse tipo de turismo. “Apresentei o evento com o propósito de ser um facilitador na jornada do autoconhecimento através da arte literária e da escrita”, comenta Kalana, que é professora de Yoga, artesã e escritora. O projeto é desenvolvido no Café Botânico, que fica localizado na Estrada da Usina Velha, n° 300, loja 3.
Apesar de ainda estar programando a próxima edição do “Literacura”, o café também oferece atividades e consumo consciente com refeições vegetarianas, leves e saudáveis. “O objetivo das atividades é unir as pessoas através da música, da arte e da cura” explica Fábio Mota, idealizador do local.
A península acrescentou o termo “Ponto de Luz”, que cresce a partir da catalogação de locais e instituições que se organizam aos poucos para este fluxo natural de interesse pela espiritualidade. Além de todas as atividades místicas, existe uma energia livre girando em torno de toda a cidade, formada pelas ondas batendo constantemente nos costões rochosos, quase todos eles cheios de cristais de quartzo. A maior concentração está no bairro Caravelas, até o solo abaixo da floresta está tomado por veios de quartzo amarelo, o citrino.
Além destes locais, Búzios também possui o Centro Budista localizado na Rua Maria Joaquina, n° 24, no centro da cidade. O local oferece atividades de yoga e meditação.
Essa matéria é a segunda de uma série de sete matérias sobre os tipos de turismo de Búzios. Elas são divulgadas todas às quartas-feiras. Na primeira matéria foi destacado o turismo esportivo. Clique aqui para ler.