Prolagos amplia rede de distribuição na Rasa e reforça a pressurização em parte elevada no Parque Estoril
Apesar das restrições impostas pelo novo coronavírus a boa parte da população, as atividades desenvolvidas pela Prolagos, que são essenciais, permanecem em ritmo acelerado, sempre cumprindo o protocolo de segurança recomendado pelos órgãos de saúde. Nesta semana, equipes da concessionária atuam em duas frentes de trabalho a fim de ampliar e melhorar o abastecimento de água tratada nos municípios da área de concessão. A medida faz parte das ações desenvolvidas pela concessionária para reforçar a distribuição de água tratada, atender novas localidades e está alinhada ao Programa de Melhoria Contínua nas operações de água e esgoto, que foram intensificadas durante a pandemia.
Na Rasa, em Armação dos Búzios, a equipe está assentando mais de 700 metros tubo de polietileno de alta densidade (PEAD), um dos materiais mais modernos para este tipo de serviço. A extensão da rede a partir da Rua Vinte e Dois vai levar água potável para mais de 100 imóveis localizados nas vias adjacentes. A obra está sendo feita por fases: cerca de 430 metros de tubulação já foram assentadas e estão sendo interligadas. A próxima etapa, que deve começar ainda nesta semana, consiste na implantação e interligação de cerca de 310 metros de rede. O investimento também contemplou a construção de uma estação de bombeamento Rua Justiniano de Sousa para reforçar a pressão no sistema de abastecimento.
No município aldeense, a rede de distribuição de água tratada das ruas Los Angeles e New Jersey, que fica em uma parte elevada do Parque Estoril, está passando por uma importante melhoria. A equipe da empresa está executando a interligação do sistema ao booster, unidade de bombeamento que aumenta a pressurização do sistema, contribuindo para que a água chegue com mais força e de maneira mais rápida em imóveis localizados em regiões mais altas e distantes em relação ao ponto de distribuição.
Além de Armação dos Búzios e São Pedro da Aldeia, a Prolagos é responsável pelo tratamento e distribuição de água e captação e tratamento de esgoto dos municípios de Arraial do Cabo, Cabo Frio e Iguaba Grande. Em toda área de concessão, a empresa opera 107 estações de bombeamento e uma Estação de Tratamento de Água (ETA) com capacidade de produzir 1.500 litros por segundo.