Search
Degradê com CSS

Audiência popular defende causa de assentamento em Macaé

Imagem: Divulgação
Imagem: Divulgação

Deputada estadual, Zeidan (PT), emite ofício em defesa das famílias do assentamento. Audiência pública acontece nesta quarta-feira (25)

Nesta quarta-feira (25), a população da Costa do Sol poderá acompanhar uma audiência popular que irá discutir as retomada das terras do Projeto de Desenvolvimento Sustentável (PDS) Osvaldo de Oliveira, em Macaé, e a agricultura familiar produzida no espaço. A transmissão ao vivo será realizada às 14h por meio dos canais do Facebook MST-RJ e Youtube MST.

O encontro virtual contará com a participação de diversos setores da sociedade civil e políticos do campo progressista. Estão confirmados os seguintes nomes: Nelson Bernades (PDS/MST), Kelli Mafort (MST), Miriam Langenbach (Rede Ecológica), Ana Santos (CEM), Ary Miranda (Fiocruz/Grupo Gestor PDS), Alexandre Gollo (CONSEA RJ), Deputada Renata Souza (Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da ALERJ), Viviane Tardelli (Núcleo de Terras da Defensoria Pública do Estado), Marcel Silvano (Vereador de Macaé -PT) e Iza Vicente (Vereadora Eleita de Macaé – Rede).

A retomada das terras do PDS será discutida em julgamento, que também acontece nesta quarta-feira (25). O espaço abriga 63 famílias de trabalhadores rurais, e há 10 anos contribui para a economia da cidade por meio da agricultura familiar.

O PDS foi organizado pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST) e fica localizado na área do Córrego do Ouro. Apesar de a terra ter sido desapropriada em 2014 pelo Instituto Nacional da Reforma Agrária (Incra), com o julgamento, as famílias que habitam no assentamento correm o risco de ter que sair do local.

Na última quinta-feira (19), a deputada estadual, Zeidan (PT), emitiu um ofício à desembargadora, Vera Lúcia Lima, solicitando a suspensão da determinação de reintegração de posse do PDS. No documento, a deputada ressalta a Lei Estadual 9020/2020, que suspende despejos e remoções judiciais durante a pandemia, como medida de prevenção ao contágio do Covid-19.

Zeidan tem trabalhado em defesa das famílias que habitam no assentamento por meio de projetos em seu gabinete.

deputada estadual, Zeidan (PT) | Imagem: Alerj/Reprodução

A advogada do caso, Fernanda, explicou à Prensa que existe um projeto federal que estabelece um percentual da compra da merenda escolar derivada da produção da agricultura familiar. Segundo Fernanda, a prefeitura de Macaé reconhece a capacidade produtiva do assentamento, que já contribuiu com parte da produção para as merendas escolares da cidade.

De acordo com Nelson Freitas, que faz parte da direção nacional do MST e é um dos produtores rurais do assentamento, caso a terra seja retomada ao antigo dono, as famílias terão que deixar o local.

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

Weliton Souza, o “Ginho”, é encontrado morto dentro de casa em Búzios

Maria de Fátima é real (no Instagram)

SAÚDE | Búzios discute cultivo de Cannabis medicinal para fins terapêuticos

TRÂNSITO | Obras na RJ-102 alteram circulação em Búzios nesta quinta-feira

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!