Pular para o conteúdo
Search

Enegix amplia atividade de mineração de criptomoedas em países da América

A Enegix, empresa que atua no setor de mineração de criptomoedas e infraestrutura digital, expande as atividades pelo continente americano após a inauguração de um data center no Brasil e a aquisição de ativos de energia voltados para a produção de gás natural em Alberta, no Canadá. A empresa, fundada em 2017, transforma a fonte de energia limpa em ativos digitais por meio da atividade de mineração de dados. Os mercados de energia renovável, energia e materiais de base biológica e mercados de carbono devem movimentar mais de US$ 124 bilhões no Brasil até 2040.

A ampliação dos negócios da Enegix no Canadá concede à empresa ação, transporte e geração de energia elétrica a partir de gás natural ilhado no país. Além disso, o acordo envolve o uso de uma rede de 40 quilômetros de gasoduto, que fornece estrutura para o escoamento da produção de terceiros. 

O investimento em Alberta também compreende todas as licenças necessárias para extração, transporte e geração de energia elétrica a partir do gás natural, e uma planta de processamento de gás natural com capacidade para gerar até 25 MW de energia elétrica, imediatamente com preços abaixo de USD 20 MW.   

Com a presença no Canadá, a empresa se aproxima do mercado norte-americano de mineração de criptomoedas, um dos maiores polos do setor no mundo, possibilitando novas oportunidades de negócios. 

“A aquisição no Canadá é um marco importante para nossa empresa, à medida que continuamos a perseguir a estratégia de integração vertical e diversificação geográfica. O Canadá é um país de primeira linha do ponto de vista legal, garantindo alta proteção jurídica e estabilidade para nossos negócios. A proximidade com os Estados Unidos abre oportunidades adicionais para o desenvolvimento de data centers para inteligência artificial e mineração digital. Além disso, vemos o potencial para maior crescimento da capacidade do local até 100 MW, o que expandirá significativamente nossas capacidades”, diz John Blount, CEO da Enegix LATAM. 

A oferta de energia limpa e renovável em países da América como o Brasil e o Canadá oferece mais sustentabilidade para a mineração de criptomoedas como o bitcoin. O continente atrai grandes players do mercado como a Enegix, que busca diversificar as atividades geograficamente. Segundo dados da Chainalysis, a América Latina é a segunda região com o crescimento mais rápido em cripto em 2024, movimentando cerca de R$2,3 bilhões. 

Além do Canadá, a Enegix possui também duas instalações no Cazaquistão e um escritório em São Paulo (SP), sendo que no Brasil a empresa desenvolve um data center com capacidade energética de gerar 25 MW, que utiliza o gás natural como fonte de energia limpa, e que pode ser expandido para 100 MW. 

  

Noticiário das Caravelas

Matérias Relacionadas

Estudantes vencem etapa nacional do Projeto Pioneiros com ideia sustentável

Clube Aretê Búzios recebe Festival de Churrasco Princesa neste sábado

Debate sobre ampliação de voos no Santos Dumont gera preocupações e posicionamentos contrários

Magia e Tradição marcam a programação natalina na Região dos Lagos

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!