Menu

Cidades

Incentivo à leitura reduz o índice de defasagem na alfabetização

Incentivo à leitura reduz o índice de defasagem na alfabetização
Incentivo à leitura reduz o índice de defasagem na alfabetização

A última avaliação do Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica) sobre o nível de leitura dos alunos da educação básica no Estado de São Paulo mostra números preocupantes. Segundo a pesquisa, apenas 40,62% das crianças das escolas públicas de São Paulo chegam ao 2º ano do ensino fundamental completamente alfabetizadas.

Já uma avaliação de fluência de leitura, feita pela Secretaria Estadual de SP no final de 2023 com alunos do 2º ano de todas as redes de ensino, apontou que apenas 64% das crianças foram consideradas leitoras.

A alfabetização fora da idade correta pode afetar a vida escolar da criança negativamente nos anos seguintes, prejudicando o aprendizado em todas as disciplinas, podendo causar reprovações ou até mesmo o abandono dos estudos, trazendo consequências na vida adulta.

A gerente do setor da disciplina de Português do Kumon, que é formada em Letras e pós-graduada em psicopedagogia, Mariana Bruno Chaves, explica que a primeira infância é o ponto inicial para uma boa alfabetização: “Na fase pré-escolar, a criança vai ter um primeiro contato com letras e números de forma mais intencional, por isso é primordial estimular o interesse, a curiosidade, a familiaridade e o gosto pela leitura nessa fase”, aponta.

O Saeb considera alfabetizadas as crianças que estão aptas a ler palavras, frases e pequenos textos; localizar informações na superfície textual; escrever ortograficamente palavras com regularidades diretas entre fonemas e letras, e escrever textos que circulam na vida cotidiana. Mariana complementa: “Atualmente, aliamos a alfabetização ao letramento, que significa utilizar a língua escrita e falada, relacionando à cultura e à compreensão da realidade em vários aspectos: cognitivo, social, cultural, entre outros”, conta.

Para os professores alfabetizadores, fica a orientação: “é interessante incentivar a leitura das crianças por meio de diferentes formatos de textos, preferencialmente os que estimulem a memorização”, diz Mariana. Ela também indica que o professor, ao longo da alfabetização, alie o incentivo da leitura à escrita, que acaba às vezes sendo esquecida nesse processo, mesmo sendo igualmente necessária.

A gerente também reitera a importância da presença da família no processo de alfabetização, colocando em prática o hábito de leitura: “Facilite o acesso e ofereça livros à criança, de forma a estimular a imaginação e a criatividade”. Mariana diz que conexões com a leitura podem ser feitas no cotidiano, como ler placas de trânsito, vitrines de shopping ou anúncios em ponto de ônibus, que promovem o desejo de compreender a realidade.

Incentivo à leitura reduz o índice de defasagem na alfabetização

Incentivo à leitura reduz o índice de defasagem na alfabetização
Incentivo à leitura reduz o índice de defasagem na alfabetização

A última avaliação do Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica) sobre o nível de leitura dos alunos da educação básica no Estado de São Paulo mostra números preocupantes. Segundo a pesquisa, apenas 40,62% das crianças das escolas públicas de São Paulo chegam ao 2º ano do ensino fundamental completamente alfabetizadas.

Já uma avaliação de fluência de leitura, feita pela Secretaria Estadual de SP no final de 2023 com alunos do 2º ano de todas as redes de ensino, apontou que apenas 64% das crianças foram consideradas leitoras.

A alfabetização fora da idade correta pode afetar a vida escolar da criança negativamente nos anos seguintes, prejudicando o aprendizado em todas as disciplinas, podendo causar reprovações ou até mesmo o abandono dos estudos, trazendo consequências na vida adulta.

A gerente do setor da disciplina de Português do Kumon, que é formada em Letras e pós-graduada em psicopedagogia, Mariana Bruno Chaves, explica que a primeira infância é o ponto inicial para uma boa alfabetização: “Na fase pré-escolar, a criança vai ter um primeiro contato com letras e números de forma mais intencional, por isso é primordial estimular o interesse, a curiosidade, a familiaridade e o gosto pela leitura nessa fase”, aponta.

O Saeb considera alfabetizadas as crianças que estão aptas a ler palavras, frases e pequenos textos; localizar informações na superfície textual; escrever ortograficamente palavras com regularidades diretas entre fonemas e letras, e escrever textos que circulam na vida cotidiana. Mariana complementa: “Atualmente, aliamos a alfabetização ao letramento, que significa utilizar a língua escrita e falada, relacionando à cultura e à compreensão da realidade em vários aspectos: cognitivo, social, cultural, entre outros”, conta.

Para os professores alfabetizadores, fica a orientação: “é interessante incentivar a leitura das crianças por meio de diferentes formatos de textos, preferencialmente os que estimulem a memorização”, diz Mariana. Ela também indica que o professor, ao longo da alfabetização, alie o incentivo da leitura à escrita, que acaba às vezes sendo esquecida nesse processo, mesmo sendo igualmente necessária.

A gerente também reitera a importância da presença da família no processo de alfabetização, colocando em prática o hábito de leitura: “Facilite o acesso e ofereça livros à criança, de forma a estimular a imaginação e a criatividade”. Mariana diz que conexões com a leitura podem ser feitas no cotidiano, como ler placas de trânsito, vitrines de shopping ou anúncios em ponto de ônibus, que promovem o desejo de compreender a realidade.

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Faça parte da nossa comunidade no Whatsapp e Telegram:

Se você quer participar do nosso grupo, a gente vai te contar como vai ser agorinha mesmo. Se liga:

  • As nossas matérias chegam pra você a cada 1h, de segunda a sábado. Informações urgentes podem ser enviadas a qualquer momento.
  • Somente os administradores podem mandar os informes e realizar alterações no grupo. Além disso, estamos sempre monitorando quem são os participantes.
  • Caso tenha alguma dificuldade para acessar o link das matérias, basta adicionar o número (22) 99954-6926 na sua lista de contatos.

Nos ajude a crescer, siga nossas redes Sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Tik Tok e Youtube

Veja Também

Especialistas revelam tendências do ramo têxtil em 2024

Dia dos Pais: varejo digital tem expectativas positivas

Acne se torna cada vez mais comum entre mulheres adultas

Regione Liguria – Cinque Terre – Via dell’Amore: neste 27 de julho, uma das mais belas trilhas do mundo, um símbolo da Ligúria, será reaberta após 12 anos fechada

Coluna da Angela

A reprodução parcial deste conteúdo por veículos de comunicação é permitida desde que contenha crédito à Prensa de Babel na abertura do
texto, bem como LINK para o site "www.prensadebabel.com.br"
A supressão da fonte pode implicar em medidas de acordo com a lei de direitos autorais.