Pular para o conteúdo
Search

Cresce uso de IA nas áreas de TI e experiência do cliente

Cresce uso de IA nas áreas de TI e experiência do cliente
Cresce uso de IA nas áreas de TI e experiência do cliente

Segundo estudo feito pela Bain & Company e noticiado pelo jornal O Globo, as áreas de Tecnologia da Informação (TI) e atendimento ao cliente são as que mais intensificaram o uso de Inteligência Artificial (IA) recentemente. A pesquisa foi feita no mês passado e incluiu 120 executivos de empresas de grande porte.

De acordo com os dados do estudo, 30% das empresas têm pelo menos uma estratégia de implementação de IA em curso e em estágio avançado. A terceira área que mais utiliza IA, depois do atendimento ao cliente, é a administrativa.

Dos executivos entrevistados, 58% colocam a IA como uma das cinco prioridades da empresa. Esse percentual ainda é baixo em relação à média global, de 86%. Falta de entendimento sobre a tecnologia (37%), preocupações sobre segurança de dados (21%) e falta de profissionais qualificados (20%) foram as razões citadas pelos participantes para ainda resistir à implementação de IA nos processos.

“A inserção da inteligência artificial nas empresas e nas atividades corporativas pode parecer, para algumas pessoas, uma ideia futurista. Mas a verdade é que o futuro é o que estamos vivendo hoje”, diz Thiago Fuhr, Diretor Comercial GWCloud Company, empresa de infraestrutura de TI. “A IA tem sido amplamente adotada para automatizar tarefas rotineiras e repetitivas em empresas brasileiras. Isso inclui atividades como atendimento ao cliente por chatbots, processamento de dados, triagem de currículos, entre outras”, resume o profissional.

Thiago Fuhr, menciona a redução de custos como um benefício do uso de IA nas atividades das empresas. Na área de atendimento ao cliente, por exemplo, a inteligência artificial pode auxiliar equipes comerciais, de vendas e de operação a agilizarem os processos. “Chatbots podem responder a perguntas frequentes, solucionar problemas simples e até mesmo realizar agendamentos. A melhora no nível de satisfação é considerável”, exemplifica Fuhr.

No Brasil, as empresas dos setores financeiro e de varejo são as que mais têm procurado automatizar processos com IA. Nessas empresas, a customização de processos que já são automatizados é uma das capacidades da inteligência artificial que tem sido explorada.

Fhur alerta, porém, que, principalmente na área de experiência do cliente, é preciso equilíbrio entre se beneficiar da agilização de processos e manter a qualidade da operação feita por humanos. “Como para qualquer outro produto ou sistema, recomendamos a adoção de uma abordagem centrada no cliente com a maior humanização possível de forma que ajude a entender a qualidade da experiência do utilizador, tornando a IA mais bem alinhada com as suas necessidades”, finaliza o especialista.

Para saber mais, basta acessar:

Noticiário das Caravelas

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Cabo Frio sedia Fórum de Desenvolvimento da Região dos Lagos

Tawa Beach Club promete fim de semana repleto de atrações musicais e gastronômicas

Acúmulo de lixo em Itaipava ameaça saúde pública e economia local

Exposição celebra 200 anos da imigração alemã no Brasil

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Poxa você já está indo? Bem que você, poderia ficar mais um pouco!

Se precisar mesmo ir, não deixe de assinar nossa Newsletter. Todo dia enviamos nossas notícias diretamente no seu e-mail, você fica informado sobre tudo em primeira mão.

Receba nossa Newsletter!

Ahh outra coisa, ao assinar, acesse seu e-mail e confirme que deseja receber nossa newsletter.