Os moradores de Rio das Ostras estão mostrando que cidadãos unidos podem ser agentes de mudança no ambiente em que vivem ao elaborarem um mutirão de limpeza na Praia de Costazul que acontece no próximo domingo, dia 2 de setembro.
A ação que acontece há mais de um ano, é promovida pelo grupo “Deixe Somente Pegadas em Rio das Ostras”, e já está em sua terceira edição. O movimento é formado por moradores do município e praticantes de Bodyboard que resolveram agir ao perceberem que o número de detritos nas praias da região cresce a cada dia.
A ação iniciará às 9h no primeiro quiosque de Costazul e continuará até a Praça da Baleia. De acordo com a praticante de bodyboard e organizadora do evento, Lígia Karina Filgueiras, a intenção é “desenvolver uma consciência ambiental”, com a prática de “atitudes que levam à preservação do ambiente”, da poluição e do acúmulo de lixo nas praias.
As 60 pessoas que, em média, fazem presença em cada evento recolhem cerca de 25 sacos grandes de lixo ou, aproximadamente, 100kg de detritos de todos os tipos. O grupo encontra desde plásticos, tampas de garrafa, plásticos, pinos de cocaína, latinhas de cerveja. Até o chamado de micro lixo, como pontas de cigarro, também extremamente prejudiciais a vida marinha.
“A Praia de Costazul é lar de muitas tartarugas e como frequentamos muito já vimos muitas morrem por conta de excesso de lixo mar. Não podemos pensar que o palito de picolé que jogamos uma vez na semana não vai fazer diferença. Porque se todos pensarmos assim não será apenas um palito e sim milhares por semana. Procuramos incentivar as pessoas a limpar, mas também trabalhar a conscientização porque acreditamos que esses atos se tornem corriqueiros”, conclui a organizadora da ação.
Os mutirões do movimento “Deixe Somente Pegadas em Rio das Ostras” são organizados pelos praticantes de bodyboard, Lígia Karina Filgueiras, Adriano Minguta e outros colaboradores.