Apesar de Casimiro de Abreu ter avançado para a bandeira amarela nível no dia 3 de agosto e permitido a retomada das atividades religiosas, dois vereadores apresentaram à Câmara um projeto de lei (PL) para que se considere igrejas e outros templos religiosos como “atividade essencial durante a pandemia e outras situações de calamidade pública”. A Bandeira Amarela nível dois permite uma reabertura maior das atividades comerciais e coletivas.
O projeto de lei foi encabeçado por Ramon Gidalte (CDN) e Marquinho da Vaca Mecânica (PDT) depois de “ouvirem diversos pedidos de lideranças evangélicas” do município.
De acordo com Gidalte, o objetivo é que as igrejas possam contribuir com a amenização do sofrimento das famílias, além de ajudar o poder público no enfrentamento da pandemia.
“As igrejas estão mobilizadas através de orações para que a pandemia seja vencida e oferecendo consolo espiritual para aqueles que necessitam”, apontou o vereador.
“Não temos vergonha de admitir que nosso projeto foi totalmente inspirado naquele apresentado pelo vereador Marciel de Rio das Ostras”, afirmou Ramon Gidalte.
O projeto foi aprovado com unanimidade nesta terça-feira (4) e irá para segunda votação na próxima semana. Se aprovado, ele segue para sanção do prefeito.
Orientações da prefeitura de Casimiro
Prefeitura de Casimiro de Abreu publicou nesta segunda-feira, dia 03, o Decreto Municipal 1893/2020. Nele contém informações sobre o avanço para a Bandeira Amarela – Setor 4.
Nesta nova etapa de flexibilização, fica autorizado o funcionamento dos templos religiosos para atividades presenciais.
Por isso, a prefeitura afirmou, em nota a Prensa, que está disponibilizando material informativo para os templos religiosos com orientações de prevenção no combate à covid-19.
No decreto, a gestão municipal afirmou que “é essencial que os líderes, responsáveis pelos templos religiosos, sigam minuciosamente todas as orientações de higiene e prevenção contra a covid-19, que constam no manual do Plano de Retomada das Atividades Religiosas Presenciais”.