Pular para o conteúdo
Search

Vereadores de Búzios se apoiam no aumento dos royalties para votação a favor da redução dos recursos do meio ambiente

Somente o vereador Raphael Braga esteve contrário à decisão. Foto reprodução

Oito parlamentares aprovaram no primeiro turno o Projeto de Lei Modificativa à Lei Orgânica 9/2021

A votação do primeiro turno do Projeto de Lei Modificativa à Lei Orgânica 9/2021, que prevê a redução dos recursos destinados ao Fundo Municipal de Meio Ambiente (FMMA), deixou muitos buzianos preocupados com o futuro dos investimentos na área ambiental. A proposta que partiu do executivo diminui o repasse proveniente da receita dos royalties do petróleo em 60%, de 5% para 2%. A Prensa entrou em contato com os oito parlamentares que votaram a favor do projeto de lei para ouvir os motivos de terem apoiado o projeto. Apenas o presidente da Câmara, o vereador Rafael Aguiar, retornou o contato.

Segundo ele, o assunto foi discutido pelos nove vereadores, mas apenas Raphael Braga esteve contrário à decisão. “Hoje no Fundo do Meio Ambiente existe R$ 18 milhões, e não foi gasto em nenhuma benfeitoria. E, quando diminuímos o valor de 5% para 2% e mandando para as outras secretarias, é porque o repasse dos royalties será maior no próximo ano. Então, a quantia de repasse será a mesma”, explicou o parlamentar, dizendo ainda que, se houver necessidade, o executivo pode aumentar o valor novamente para o meio ambiente.

Rafael adotou o mesmo posicionamento do prefeito, Alexandre Martins, que publicou um vídeo na rede social, na segunda-feira (6), assegurando que à medida que o repasse dos royalties forem aumentando, a porcentagem do Fundo de Meio Ambiente poderá aumentar também, e que o valor não está engessado à legislação.  Neste mesmo dia, os representantes do Conselho se reuniram com os vereadores que pareceram entender os motivos da desaprovação do conselho, que inclusive sequer foi consultado antes do projeto ser enviado à Câmara, mas que na prática não atenderam e deram parecer favorável ao governo.

O novo texto pega 3% da área ambiental e destina para outros três fundos municipais: 1% para o Fundo Municipal do Idoso; 1% para o Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescentes; e 1% para o Fundo Municipal de Assistência à Mulher.

O projeto está na Comissão de Saneamento e Meio Ambiente da Câmara e, por ser emenda modificativa à Lei Orgânica, precisa ser votado também em segundo turno. Ainda sem data para votação. Até o fechamento desta reportagem nenhum outro parlamentar havia retornado.

Saiba mais:

Noticiário das Caravelas

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Cabo Frio sedia Fórum de Desenvolvimento da Região dos Lagos

Tawa Beach Club promete fim de semana repleto de atrações musicais e gastronômicas

Acúmulo de lixo em Itaipava ameaça saúde pública e economia local

Exposição celebra 200 anos da imigração alemã no Brasil

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Poxa você já está indo? Bem que você, poderia ficar mais um pouco!

Se precisar mesmo ir, não deixe de assinar nossa Newsletter. Todo dia enviamos nossas notícias diretamente no seu e-mail, você fica informado sobre tudo em primeira mão.

Receba nossa Newsletter!

Ahh outra coisa, ao assinar, acesse seu e-mail e confirme que deseja receber nossa newsletter.