Menu

Cidades

Vereadora de Búzios quer acabar com cobrança de taxas pela Prolagos

vereadora Gladys

 

vereadora Gladys
Vereadora Gladys Nunes durante sessão da Câmara de Vereadores

A vereadora de Búzios Gladys Costa (PROS) quer acabar com a cobrança pela Prolagos das taxas de corte e religação de água no município. O Projeto de Lei, que também obriga a concessionária a restabelecer o abastecimento no  prazo de 24 horas após o pagamento da dívida em atraso, está na Comissão de Constituição e Justiça para análise e ainda não tem data para ser votado em plenário.

 

Gladys argumenta, na justificativa do Projeto de Lei, que não existe legislação que discipline a cobrança das taxas. Segundo ela, o que existe são previsões em normas regulamentares da própria Prolagos, o que não torna as taxas cobradas legais.

 

A vereadora quer que o presidente da Câmara, vereador João Carlos Alves de Souza, o Cacalho (DEM), envie ofício ao governador Luiz Fernando Pezão (MDB)  solicitando o envio à Câmara do Edital de Licitação que originou a Concessão para exploração de abastecimento de água e tratamento de esgoto pela Prolagos.

” Nós somos reféns das prestadoras de serviços públicos. As conces-sionárias de água, energia e telefonia fazem o que querem.  Estou analisando o contrato firmado entre a Prolagos e os municípios da Região dos Lagos e sempre me deparo com uma cláusula se reportando ao Edital.”, revela a vereadora, afirmando  que a análise do Edital, é a única forma  para se esclarecer os direitos e deveres de ambas as partes, já que o  artigo 51, do Código de Defesa do Consumidor, estabelece como nulas, cláusulas  e práticas que coloquem o fornecedor dos serviços em vantagem excessiva ou rompam com o equilíbrio do contrato.

 

Gladys considera a cobrança das taxas de corte e religação  “abusivas”  porque  não se destina a remunerar nenhuma prestação de serviço . Ela frisa, ainda, que restabelecer o abastecimento de água, após o pagamento da dívida pelo consumidor, é uma obrigação  da concessionária e considera a cobrança  “absurda”.

 

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Faça parte da nossa comunidade no Whatsapp e Telegram:

Se você quer participar do nosso grupo, a gente vai te contar como vai ser agorinha mesmo. Se liga:

  • As nossas matérias chegam pra você a cada 1h, de segunda a sábado. Informações urgentes podem ser enviadas a qualquer momento.
  • Somente os administradores podem mandar os informes e realizar alterações no grupo. Além disso, estamos sempre monitorando quem são os participantes.
  • Caso tenha alguma dificuldade para acessar o link das matérias, basta adicionar o número (22) 99954-6926 na sua lista de contatos.

Nos ajude a crescer, siga nossas redes Sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Tik Tok e Youtube

Veja Também

Grupo Bz promove rifa solidária em apoio às vítmas das chuvas no Rio Grande do Sul

Morador de Manguinhos denuncia vazamento de água

Escola de Artes e Ofícios Zanine em Búzios promove Experiências Criativas para Adultos

Búzios promove terceiro encontro do Seminário Abolição da Escravatura