Menu

Cidades

Um dos menores vertebrados do mundo e naturalmente raro é registrado no Parque Estadual da Pedra Branca, na Zona Oeste do Rio

Sapinho2

O sapinho pingo-de-ouro (Brachycephalus ephippium) foi registrado pelas lentes fotográficas do guarda-parque do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), Felipe Tubarão, em março deste ano, no Maciço da Pedra Branca, onde está situado o Parque Estadual da Pedra Branca, unidade de conservação administrada pelo Inea.

O animal foi “clicado” por Felipe Tubarão quando fazia o monitoramento do parque para coleta de dados sobre a fauna, trabalho este que é realizado frequentemente por guarda-parques nas unidades de conservação estaduais administradas pelo Inea.

O tamanho do sapinho pingo-de-ouro, animal extremamente venenoso, varia entre 12 milímetros a um centímetro (ele é menor que uma moeda de R$ 1 Real). Anfíbio endêmico da Mata Atlântica do Sudeste do Brasil, ele ocorre em populações localizadas em pontos bem específicos das florestas mais altas, acima de 600 metros de altitude. Por isso, são considerados bioindicadores de ambientes saudáveis ecologicamente.

A imagem desse sapinho é usada em atividades de educação ambiental com as crianças que visitam o Parque Estadual da Pedra Branca com o objetivo de despertar uma reflexão sobre a importância da preservação da natureza.

Considerado uma das maiores florestas urbanas do mundo, o Parque Estadual da Pedra Branca possui 12.492 hectares e abrange partes de 17 bairros, entre eles: Jacarepaguá, Vargem Pequena, Vargem Grande, Recreio dos Bandeirantes, Padre Miguel, Bangu, Senador Camará, Jardim Sulacap, Realengo, Santíssimo, Campo Grande, Senador Vasconcelos, Guaratiba e Barra de Guaratiba.

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Faça parte da nossa comunidade no Whatsapp e Telegram:

Se você quer participar do nosso grupo, a gente vai te contar como vai ser agorinha mesmo. Se liga:

  • As nossas matérias chegam pra você a cada 1h, de segunda a sábado. Informações urgentes podem ser enviadas a qualquer momento.
  • Somente os administradores podem mandar os informes e realizar alterações no grupo. Além disso, estamos sempre monitorando quem são os participantes.
  • Caso tenha alguma dificuldade para acessar o link das matérias, basta adicionar o número (22) 99954-6926 na sua lista de contatos.

Nos ajude a crescer, siga nossas redes Sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Tik Tok e Youtube

Veja Também

Cinco membros da Loja Maçônica de Búzios foram elevados ao grau de Mestre

Lançada segunda edição em espanhol de “Búzios Espiritualidade” na Feira do Livro de Buenos Aires

Flower no Tawa Beach celebra os anos de 1970 a 1990 com a DJ Help

Moradores de Manguinhos terão 30 dias para conectar-se à rede de esgoto