Uma turista argentina foi picada por um escorpião-amarelo, neste domingo (3), durante hospedagem no Búzios Beach Resort, no bairro Tucuns. A vítima foi prontamente encaminhada ao Hospital Municipal Rodolpho Perrisé (HMRP), onde foi avaliada, ficou em observação já que não houve necessidade de receber soro, e foi liberada.
Segundo informações apuradas com exclusividade pela equipe de reportagem da Prensa, servidores da Secretaria de Saúde, foram acionados imediatamente pela gerência do resort assim que a mulher foi picada. No local os agentes identificaram que o animal era um espécime adulto que estava na parte externa de uma bolsa da turista. Uma das possibilidade é que o animal tenha vindo de outra localidade na própria bolsa ou em outro objeto.
A equipe neutralizou o espécime e, após vistoria, não foi identificado nenhum outro animal na localidade, que passa a figurar no mapa de atenção do município. Especialistas da Secretaria de Saúde explicam que a preocupação é maior quando são encontrados filhotes, o que caracteriza ambiente reprodutivo, o que não seria o caso do bairro.
A Prensa fez contato com a gerência do resort que afirmou ter prestado todo atendimento a turista, assim que soube ocorrido, até que ela estivesse fora de perigo. E reforçou, ainda, que adotou medidas mais rígidas em relação à prevenção, como limpeza e desinfecção, o que foi confirmado pela Prefeitura de Búzios. Como o resort está em área de preservação tem orientado que turistas utilizem os caminhos com calçamento e observem os cuidados universais em relação a animais peçonhentos.
PREVENÇÃO
As autoridades sanitárias alertaram, no final do mês de janeiro, para uma infestação de escorpiões na cidade. Cerca de 200 espécimes foram recolhidos apenas em fevereiro.
A infestação estava, até então, concentrada nos bairros Centro, Ferradura, João Fernandes, São José e Rasa, mas o caso em Tucuns indica a possibilidade de disseminação para outras áreas da cidade.
Para orientações ou em caso de acidentes com esses animais, a população pode entrar em contato com a Gerência de Vigilância Ambiental pelo telefone (22) 2350-6010, ramal 6252.
A Prefeitura de Búzios reforça ainda sobre a limpeza de quintais e que a população evite acumular lixo e entulhos que podem abrigar esses animais e favorecer a reprodução. O telefone para recolhimento de entulho é o (22) 98145-8666.