Menu

Cidades

Turismo de negócios: uma alternativa para movimentar a economia na baixa temporada

Búzios está recebendo a 17ª Jornada Búzios de Cirurgia Plástica esta semana. Um exemplo de turismo de negócios. Foto Ronald Pantoja.
Búzios está recebendo a 17ª Jornada Búzios de Cirurgia Plástica esta semana. Um exemplo de turismo de negócios. Foto Ronald Pantoja.

Segundo especialistas, os turistas deste segmento fazem uso dos mesmos serviços daqueles que vem a passeio e contribuem com o desenvolvimento local

Assim como todas as cidades da Região da Costa do Sol, Búzios tem como carro chefe o turismo de sol e mar. Com belezas naturais paradisíacas, não precisa de muito argumento para convencer os visitantes a escolher a cidade como destino. Mas, quando a baixa temporada inicia, começa a preocupação do setor econômico em como lucrar quando o número de visitantes diminui. Uma das alternativas levantadas pela pós-graduada em gestão de produtos turísticos e consultora de turismo e administração, Kiki Reis, é o turismo de negócios.  

Segundo ela, há quem pense que o turismo de negócios não traz resultados para economia local, mas este é um segmento que vem sendo expandido a cada dia. Ela destaca que os turistas de negócios, mesmo estando viajando a trabalho, acabam fazendo uso dos mesmos serviços daqueles que vem a passeio.

Kiki Reis é pós-graduada em gestão de produtos turísticos e consultora de turismo e administração. Foto Matheus Coutinho

Para ela um ótimo exemplo para demonstrar a importância do turismo de negócios é o município de São Paulo, que é considerada a cidade líder do turismo desse segmento. Salienta que 75% dos hóspedes nos hotéis paulistas, são viajantes de negócios.

“Usar este segmento a favor de Búzios, como uma possibilidade para acabar com a sazonalidade em nosso balneário, é muito importante visto que este não é um turismo que necessita dos dias de calor ou de outros fatores climáticos”, destaca.

O presidente do Sindicato de Restaurantes, Bares e Similares (Sindisol), Thomas Weber, também considera que o turismo de negócios é a oportunidade para atrair um outro público para a temporada que ele considera como a melhor.

“Esse segmento é fundamental, principalmente para essa época da baixa melhor temporada, março a novembro. A temperatura é mais agradável, chove menos, os preços são melhores, as praias menos movimentadas, sem tantos congestionamento e preços mais convidativos –  ou seja, tudo melhor…”, pontuou ele.

Thomas destacou ainda que nesse período, “a hotelaria tem mais disponibilidade e aqueles empreendimentos que contam com salões de convenções têm boa procura. São mais de uma dezena de opções de diferentes tamanhos, localizações e valores”, ponderou.

Outros pontos levantados por ele são: a necessidade de uma organização do transporte para levar os congressistas direto ao local do evento; e apoio ao  Búzios Convention & Bureau, que se dedica a divulgar em feiras e eventos as opções de turismo disponíveis no balneário.

O presidente do Búzios Convention & Bureau, Engel Waizer, também acredita na força do turismo de negócios. Segundo ele, a captação desse segmento chega a ser vital para algumas cidades, e no caso de Búzios iria agregar muito esse investimento. Ele destaca a necessidade de os governantes construírem um centro de convenções municipal para não depender de centros privados e poder contar com eventos de grande porte.

“Hoje os hotéis da cidade comportam eventos de 150 até umas 1800 mil pessoas. Com base no inventário turístico dos equipamentos disponíveis no município, a cidade deve ter uns dez espaços para eventos privados. Hoje Búzios só comporta eventos pequenos e de médio porte, e quando eu falo em médio porte estou me referindo a eventos entre 2 mil e 5 mil pessoas.  A cidade precisa trabalhar muito a sua urbanização e infraestrutura de translado para ofertar eventos de grande porte, de forma que não atrapalhe o resto do turismo que é constante na cidade, que fica entre 20% e 60% de ocupação. O turismo de negócio agrega e o investimento em divulgação também é importante”, destacou.

A Prensa questionou a Secretaria Municipal de Turismo se existe algum projeto para construção de um centro de convenções municipal e quais têm sido os investimentos para atrair o público desse segmento, mas até o fechamento da reportagem não houve resposta

Evento teve 200 profissionais inscritos. Foto Ronald Pantoja

17ª Jornada Búzios de Cirurgia Plástica

Esta semana Búzios está recebendo a 17ª Jornada Búzios de Cirurgia Plástica. A iniciativa é da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica do Estado do Rio de Janeiro (SBCP-RJ). O evento começou na quarta-feira (30) e acontece até este sábado (2), no Ferradura Hotel.

Esse é um tipo de programação do turismo de negócios que colabora com a economia local, já que a cidade recebe mais de 200 profissionais e seus familiares por quatro dias utilizando o parque hoteleiro e serviços na cidade.

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Faça parte da nossa comunidade no Whatsapp e Telegram:

Se você quer participar do nosso grupo, a gente vai te contar como vai ser agorinha mesmo. Se liga:

  • As nossas matérias chegam pra você a cada 1h, de segunda a sábado. Informações urgentes podem ser enviadas a qualquer momento.
  • Somente os administradores podem mandar os informes e realizar alterações no grupo. Além disso, estamos sempre monitorando quem são os participantes.
  • Caso tenha alguma dificuldade para acessar o link das matérias, basta adicionar o número (22) 99954-6926 na sua lista de contatos.

Nos ajude a crescer, siga nossas redes Sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Tik Tok e Youtube

Veja Também

Belli Belli realiza promoção para ajudar o Rio Grande do Sul

Visita guiada oferece roteiro ao Centro Cultural do Legislativo de Macaé

Cabo Frio recebe no sábado (11), ação social “Cras na Praça”

Tragédia no Rio Grande do Sul: Búzios se mobiliza em solidariedade