Search
Degradê com CSS

Três praias históricas de Búzios

Cidade possui muitas histórias, grande parte delas antes da sua emancipação
Praia de Manguinhos - Foto: Matheus Coutinho
Praia de Manguinhos - Foto: Matheus Coutinho

Apesar de nova, Búzios possui muitas histórias, e suas belas praias não são diferentes.
Muitas são as histórias contadas pelos moradores mais antigos, a maioria delas bem antes da emancipação.

Praia dos Ossos

Praia dos Ossos – Foto: Matheus Coutinho

Segundo relatos, a Praia dos Ossos, antes conhecida como “Praia dos Marimbondos” ganhou esse nome por conta dos ossos de baleia que eram depositados na areia durante o período que acontecia a pesca baleeira no balneário, no século XVIII.
Outra história conta que ela ganhou esse nome por conta dos ossos humanos que apareciam no morro da Igreja de Sant’Anna, construção de 1740, atualmente onde está localizado o único cemitério da cidade e que na época já servia para esta finalidade. Segundo relatos, as ondas do mar batiam nos paredões de terra, fazendo com que os ossos fossem desenterrados.

Praia de Manguinhos

Cais de pedras feito pelos escravos, na Praia de Manguinhos – Foto: Matheus Coutinho

A Praia de Manguinhos, atualmente conhecida por possuir um dos fins de tarde mais lindos da cidade, possui até os dias de hoje um cais de pedras feito pelos escravos, que pode ser visto em dias de maré baixa.

Praia de José Gonçalves

Praia de José Gonçalves – Foto: Matheus Coutinho

José Gonçalves era um dos maiores traficastes de escravos da região, e mesmo após a proibição do tráfico de escravos nas águas brasileiras em 1850, José Gonçalves continuou fazendo fortuna.

A praia ganhou seu nome pois era nela onde ele fazia o desembarque ilegal dos negros. Por ser uma praia mais escondida, não era possível que a fiscalização o pegasse.

Existe um movimento para a mudança do nome da praia, por entenderem que soa como uma homenagem à um criminoso.

Noticiário das Caravelas

Matérias Relacionadas

Final de semana no Búzios Espiritualidade terá música e lançamento de livro com Purushatraya Swami

Agenda Cultural: Eventos do fim de semana na Região dos Lagos

Arraial do Cabo intensifica limpeza urbana com nova operação de zeladoria e abordagem social

Prolagos intensifica fiscalização e identifica despejo irregular de esgoto na Lagoa de Araruama

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!