Pular para o conteúdo
Search

Sistema de QrCode para informação turística é sancionado em Búzios

Estátua em homenagem aos Três Pescadores. | Imagem: TripAdvisor | Reprodução

Ferramenta tecnológica será implantada também em áreas culturais e ambientais

O município de Búzios sancionou na segunda-feira (14) a implantação do Sistema Informativo de QrCode em áreas turísticas, culturais e ambientais. Placas com código de barra estarão disponíveis em locais específicos e poderão ser escaneadas por telefones celulares, o que facilitará o acesso do cidadão às informações.

Os locais que receberão o sistema serão: logradouros, edificações tombadas, praças, praias, monumentos, parques, trilhas, casas de cultural, esculturas e pontos turísticos em geral.

“Acho uma excelente iniciativa. O QrCode poderá dar informações diversas e, inclusive, em diversos idiomas. Me parece oportuno também ter placas para deficientes visuais”, comenta Thomas Weber, presidente do Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Armação dos Búzios (Sindsol).

Os painéis de QrCode vão conter informações históricas e de relevância sobre os espaços, lugares e homenageados. Será colocado em no mínimo em três línguas, sendo elas: Português, Inglês e Espanhol.

A Lei n° 1.659 já está em vigor, e é de autoria do vereador Nilton Cesar Alves de Almeida. O município não informou qual será o investimento e quando o projeto será colocado em prática.

QrCode em placas de obras está em vigor

Em fevereiro a Prefeitura sancionou o Projeto de Lei para implantação do sistema de padronização de placas com QrCode, que indicará o detalhamento das informações sobre as obras públicas realizadas e que estão em andamento no balneário. O código levará moradores e visitantes ao Portal de Transparência da Prefeitura, no qual, haverá informações sobre a obra que está ocorrendo. O primeiro local que recebeu a inovação foi a Escola Municipal Nicomedes Theotônio Vieira, em Manguinhos.

O Projeto de Lei foi aprovado na Câmara Municipal de Búzios em dezembro de 2021. Essa proposta é do executivo, mas o assunto já havia sido discutido na cidade em agosto do mesmo ano, quando os vereadores Raphael Braga e Gugu de Nair elaboraram um projeto que foi aprovado pela Câmara, porém vetado pelo prefeito Alexandre Martins. À época ele alegou custos aos cofres públicos. A discussão foi retomada em um novo projeto e aprovada.

Por: Natalia Nabuco, estagiária sob supervisão da jornalista Monique Gonçalves.

Noticiário das Caravelas

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Cabo Frio sedia Fórum de Desenvolvimento da Região dos Lagos

Tawa Beach Club promete fim de semana repleto de atrações musicais e gastronômicas

Acúmulo de lixo em Itaipava ameaça saúde pública e economia local

Exposição celebra 200 anos da imigração alemã no Brasil

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Poxa você já está indo? Bem que você, poderia ficar mais um pouco!

Se precisar mesmo ir, não deixe de assinar nossa Newsletter. Todo dia enviamos nossas notícias diretamente no seu e-mail, você fica informado sobre tudo em primeira mão.

Receba nossa Newsletter!

Ahh outra coisa, ao assinar, acesse seu e-mail e confirme que deseja receber nossa newsletter.