A Sessão Ordinária dessa última terça-feira (19), a Câmara Municipal de Cabo Frio teve novidades. O suplente Manoel Machado de Azevedo, conhecido como Nenel do Jardim Esperança, tomou posse. O suplente assume a cadeira deixada pelo vereador Miguel Alencar, que é o novo secretário de governo de Cabo Frio.
Nas eleições de 2016, Nenel obteve 1.209 votos e alcançou a primeira suplência do PPS. O suplente em exercício tem 64 anos, é empresário e atuante na área do bairro do Jardim Esperança. Em pronunciamento na tribuna, Nenel agradeceu aos seus familiares, amigos e eleitores, relembrou seu aprendizado durante os 40 dias que esteve como vereador no parlamento municipal em 2018. “Agradeço aos nobres pares pela recepção e pela presença dos meus familiares e amigos hoje aqui. Confesso que aprendi muito durante os 40 dias que ocupei essa cadeira como vereador ano passado. Fiz um projeto de Lei para obrigar o executivo a fornecer banheiros químicos para pessoas com deficiência e pude ver neste Carnaval ele se tornando realidade, isso vai servir como motivação para que eu possa honrar cada voto de confiança em mim depositado”, disse.
Esta é a segunda vez que Manoel Machado assume uma cadeira na Câmara Municipal de Cabo Frio nesta legislatura (2017/2020). O parlamentar já ocupou a vaga deixada por Miguel em 2018, quando este licenciou-se do cargo para assumir a Secretaria Municipal de Cultura em maio de 2018.
Estiveram presentes na sessão o Presidente Luis Geraldo (PRB), os vereadores Aquiles Barreto (Solidariedade), Guilherme Moreira (PPS), Rafael Peçanha (PDT), Oséias de Tamoios (PDT), Nenel do Jardim (PPS), Letícia Jotta (PSC), Blau BLau (PSC), Jefferson Vidal (PSC), Alexandra Codeço (PRB), Edilan do Celular (PRP), Ricardo Martins (Solidariedade), Vanderlei Bento (PMB), Vinicius Correa (PP), Rodolfo de Rui (Solidariedade) e Vaguinho (PPS).
Na sessão o presidente da Casa, Luís Geraldo, usou o início dos compromissos para anunciar o novo aplicativo do local. “Queria anunciar a todos o novo aplicativo da Câmara. Onde o cidadão poderá conferir as matérias em tramitação, as leis, atas e pautas de nossas sessões. O app está disponível para download no Google Play e em breve estará disponível no Apple Store. É prático e rápido”, falou.
O vereador Blau Blau foi firme na sua fala ao criticar o secretário de educação da cidade, Cláudio Leitão, sobre o abandono, segundo ele, dos ônibus escolares. “Eu acho que o nosso secretário de educação só está pensando em prejudicar os trabalhadores, como prejudicou os vigias. Se não fosse por nós os vigias não estariam participando (da seletiva). Ele esqueceu que o povo são os nossos patrões. Eu tenho provas… no Colégio Nilo Batista, os ônibus abandonados”, relatou.
Nessa terça-feira (19), os parlamentares escolheram o autor da CPI como presidente da Comissão, o vereador Rafael Peçanha. Líder da oposição, Rafael diz que irá assumir e honrar com as responsabilidades. “Fui o autor do requerimento que criou a CPI da Enel e agora assumo a presidência. Vou honrar a responsabilidade que me foi confiada, conduzindo uma investigação implacável contra os abusos no serviço de energia em nossa cidade”, falou.
CPI do Hospital da Mulher
A Comissão parlamentar de inquérito (CPI) criada para investigar a situação do Hospital da Mulher realiza nesta quarta-feira (20) a primeira reunião aberta. A ideia do encontro, segundo o presidente da Comissão, o vereador Ricardo Martins (SD), é comparar os dados recebidos, com informações e denúncias, para cruzar as informações e apurar as possíveis negligências médicas.
A Sessão Ordinária da Casa Legislativa retorna na quinta-feira (21) para discussão e votação das propostas apresentadas pelos vereadores. A sessão pode ser assistida na íntegra clicando aqui.