O Natal Sesc RJ 2023 vai acontecer em 36 localidades de todas as regiões do estado do Rio de Janeiro – incluindo a capital. A programação, que começa neste sábado (11), terá como destaque concertos de quatro orquestras (de Solistas do Brasil, Villarmônica, Sinfônica Jovem do Rio de Janeiro e Sinfônica de Mulheres do Brasil), shows do Padre Omar e grupo Dó Ré Mi em carreta-palco e espetáculos do humorista e ilusionista Gabriel Louchard. As apresentações acontecem em espaços públicos, nas unidades do Sesc e em espaços parceiros, tendo como apoio as prefeituras municipais e os sindicatos varejistas.
Espaços públicos, como praças, canteiros centrais, fachadas e pórticos, serão decorados com iluminação e árvores natalinas, além de peças instagramáveis, vídeomappings (projeções audiovisuais) e show de drones. O município de Miguel Pereira, no Sul Fluminense, foi o primeiro a receber a ornamentação, no último dia 25, aniversário da cidade. Iniciado novembro, a decoração está sendo instalada nos demais municípios (veja a lista abaixo).
Um dos destaques é a árvore natalina de 23 metros de altura que está sendo erguida no entorno do lago em frente ao Centro Cultural Sesc Quitandinha, em Petrópolis, Região Serrana. O acendimento será neste sábado (11/11), em uma cerimônia agendada para as 19h, marcando a abertura oficial do Natal Sesc RJ 2023. Na sequência, o Ballet do Theatro Municipal do Rio de Janeiro se apresenta no interior do palácio. Uma exposição artística que celebra os 80 anos do Palácio Quitandinha (completados em 2024) entrará em cartaz no fim de novembro. O local também sediará a etapa final do Circuito Sesc de Dança de Salão.
No Rio de Janeiro, a programação será no Espaço Cultural Arte Sesc, no Flamengo, que recebe o projeto Música no Museu. As atrações são a Orquestra de Gaitas de Foles (24/11) e o coral Madrigal Cruz Lopes (15/12), sempre às 19h. A orquestra apresentará clássicos brasileiros e o coral, um consagrado programado integrado por músicas de Natal e as “Ave Maria” que vão de Jacob Arcadelt, Bélgica (1507-1568) a Pietro Mascagni, Itália (1863-1945). Uma apresentação do Padre Omar com o Grupo Dó Ré Mi está sendo programada em Copacabana. Detalhes da programação serão divulgados em breve em www.natalsesc.com.br.
“O Natal Sesc está consolidado no calendário de eventos do Rio de Janeiro porque leva a todas as regiões do estado uma programação artística e de lazer associada a valores como união, solidariedade e esperança, algo muito apreciado pelo público nesse período do ano. Ao mesmo tempo em que encanta os moradores das cidades, o evento atrai turistas e movimenta o comércio, os serviços e toda a cadeia produtiva, gerando emprego, renda e desenvolvimento para o nosso estado”, diz Antonio Florencio de Queiroz Junior, presidente do Sesc e do Sistema Fecomércio RJ.
Natal Lixo Zero
Uma parceria entre o Sesc RJ e o Instituto Fecomércio de Sustentabilidade permitirá realizar o evento sem impactos ao meio ambiente. Cooperativas de catadores serão contratados para recolher os resíduos sólidos gerados nos espetáculos. Também haverá campanha para doação de roupas, visando reaproveitamento e reciclagem.
Confira as localidades que recebem o Natal Sesc RJ 2023:
Angra dos Reis
Bom Jesus do Itabapoana
Barra do Piraí (Ipiabas)
Cabo Frio
Campos dos Goytacazes
Cardoso Moreira
Casimiro de Abreu
Conceição de Macabu
Conservatória
São João da Barra (Grussaí)
Guapimirim
Itaperuna
Macaé
Mangaratiba (e Conceição de Jacareí)
Mendes
Miguel Pereira
Miracema
Nova Friburgo
Nova Iguaçu
Paraíba do Sul
Paraty
Paty do Alferes
Petrópolis
Pinheiral
Piraí
Porciúncula
Rio das Ostras
Rio de Janeiro
São Gonçalo
São João de Meriti
Tanguá
Teresópolis
Três Rios
Valença
Vassouras