Menu

Cidades

Secretário estadual de educação é preso em investigação do MPRJ

  • Home
  • Destaque 1
  • Secretário estadual de educação é preso em investigação do MPRJ
Imagem: Reprodução
Imagem: Reprodução

Investigação faz parte da Operação Catarata, efetuada pelo MPRJ, pela Controladoria-Geral do Estado (CGE-RJ), e pela Polícia Civil

O secretário estadual de educação do Rio de Janeiro, Pedro Fernandes, foi preso na manhã desta sexta-feira (11). Segundo o segundo o Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ), o motivo da prisão decorre de investigações sobre ações enquanto gestor na Secretaria Estadual de Tecnologia e Desenvolvimento Social, que aconteceu antes de assumir a Educação.

A ação faz parte da segunda fase da Operação Catarata, efetuada pelo MPRJ, pela Controladoria-Geral do Estado (CGE-RJ), e pela Polícia Civil para investigar supostos desvios em contratos de assistência social no governo do estado e na Prefeitura do Rio. A Fundação Estadual Leão XIII, que é alvo da operação, era vinculada à secretaria de Pedro.

Ao receber voz de prisão, Pedro Fernandes teria apresentado um exame positivo de Covid-19, o que transformou a prisão preventiva em domiciliar.

A operação derivou outro mandado de prisão, desta vez para a ex-deputada federal Cristiane Brasil, que também já trabalhou como Secretária Municipal de Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida. Segundo o MP, ela não foi encontrada em casa.

A Operação:

A primeira fase da Operação Catarata se deu em julho de 2019. A força-tarefa prendeu sete pessoas suspeitas de fraudar licitações da Fundação Estadual Leão XIII.

Com o desenvolvimento das investigações, concluiu-se que o esquema incluiu órgãos da Prefeitura do Rio, chefiados por Cristiane Brasil, e a Secretaria Municipal de Proteção à Pessoa com Deficiência.

Os contratos sob investigação, firmados entre 2013 e 2018, custaram quase R$ 120 milhões aos cofres públicos. De acordo com o MPRJ, sobre os serviços contratados, eram cobradas vantagens indevidas que variaram de 5% a 25% do valor acertado.

VEJA OUTRAS NOTÍCIAS DA PRENSA AQUI

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Faça parte da nossa comunidade no Whatsapp e Telegram:

Se você quer participar do nosso grupo, a gente vai te contar como vai ser agorinha mesmo. Se liga:

  • As nossas matérias chegam pra você a cada 1h, de segunda a sábado. Informações urgentes podem ser enviadas a qualquer momento.
  • Somente os administradores podem mandar os informes e realizar alterações no grupo. Além disso, estamos sempre monitorando quem são os participantes.
  • Caso tenha alguma dificuldade para acessar o link das matérias, basta adicionar o número (22) 99954-6926 na sua lista de contatos.

Nos ajude a crescer, siga nossas redes Sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Tik Tok e Youtube

Veja Também

Guarda Ambiental de Búzios e Instituto Larissa Saruê realizam soltura de animais silvestres na APA do Pau Brasil

Cabo Frio amplia vacinação contra a gripe influenza para toda a população acima de 6 meses

Coordenadoria-geral de Igualdade Racial de Cabo Frio divulga calendário mensal de atividades

Vacina da gripe é liberada para toda população acima de seis meses em Rio das Ostras