Encontro aconteceu na sexta-feira (19) para tirar dúvidas e entender melhor como funciona a compra de vacina com o governo russo.
Enquanto o prefeito de Maricá assinava contrato para compra da vacina Sptinik V, da Rússia, nesta sexta-feira (19), uma reunião envolvendo o secretário de Desenvolvimento Econômico de Maricá Igor Sardinha e o presidente do Instituto de Ciência e Tecnologia de Maricá Celso Pansera com outros municípios da Costa do Sol que manifestaram interesse para compra de vacinas acontecia ao mesmo tempo.
O encontro foi uma reunião ampliada para poder explicar e tirar dúvidas de como funciona a compra da vacina. Entre os municípios presentes estava o secretário de Saúde de Búzios Marcelo Amaral, o prefeito José Bonifácio de Cabo Frio, representante de Macaé, prefeita Maria de Fátima Pacheco de Quissamã, prefeito Wladimir Garotinho de Campos dos Goytacazes e representantes de São Francisco de Itabapoana, Rio das Ostras, Casimiro de Abreu, Araruama e Iguaba Grande. Os municípios de São Pedro da Aldeia e Arraial do Cabo não estavam presentes, mas foram indicados.
Entre os pontos a serem discutidos, o mais importante foi cada município definir qual a quantidade de doses exatas que a cidade vai precisar, pois o pedido vem em lotes e não com o número total comprado. Além disso, o quanto antes definir o número, logo pode dar entrada ao pedido.
Por isso, Maricá deu até a sugestão de que os municípios interessados comprem as doses de vacina juntos, pois assim conseguem atingir o número mínimo exigido pelo governo russo, que é de 1 milhão de doses, e também agilizam o processo para receber os lotes em suas respectivas cidades.
Até o momento, o número de doses definidos pelos municípios está assim:
- Macaé = 300 mil doses;
- Cabo Frio = 100 mil doses;
- Búzios = entre 60 e 80 mil doses.
O contrato da compra de vacina para Maricá já foi realizada, pois o município estava desde dezembro do ano passado com conversas com o governo russo. A cidade vai receber 500 mil doses. De acordo com a Prefeitura, primeiro lote vem com 25 mil doses e previsão é que chegue entre 15 a 20 dias após a confirmação do contrato.
SEM AUTORIZAÇÃO PELA ANVISA
Mesmo com o imunizante ainda não aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o governo brasileiro também já comprou 10 milhões de doses da Sputnik V. Além disso, o Consórcio de Governadores do Nordeste já adquiriu 37 milhões de doses da vacina, que serão integradas ao Plano Nacional de Imunização.
Maricá fez contato com o governo russo na mesma época que o Consórcio de Governadores do Nordeste, em dezembro do ano passado. Por isso, já conseguiu realizar a compra. A cidade vai receber 500 mil doses. De acordo com a Prefeitura, primeiro lote vem com 25 mil doses e previsão é que chegue entre 15 a 20 dias após a confirmação do contrato.