Menu

Cidades

Secretaria de turismo de Cabo Frio comenta sobre o Plano de Controle e Ação na retomada das atividades do setor

Imagem: Praia do Forte/Reprodução
Imagem: Praia do Forte/Reprodução

Secretaria Extraordinária da Covid-19 do Estado classificou os municípios da Baixada Litorânea como baixo índice indicador

Imagem: Reprodução

A retomada das atividades do turismo nas cidades da Região os Lagos exige uma preocupação com os impactos que podem acontecer no setor da saúde, no contexto da pandemia do Novo Coronavírus.

No último painel de indicadores do estado do Rio de Janeiro, a Secretaria Extraordinária da Covid-19 classificou os municípios da Baixada Litorânea como baixo índice indicador. Segundo o órgão, o material é um dos estudos utilizados para basear decisões governamentais.

Os dados apurados são correspondentes à Semana Epidemiológica (SE) 27, e compara com dados anteriores à SE 25, considerando o tempo da atualização de informações para maior consistência do resultado encontrado.

De acordo com a Secretaria, na pontuação geral, o estado do Rio se encontra na faixa de cor amarela, o que equivalente ao nível de Risco Baixo, e esses resultados refletem a notável redução do número de casos e óbitos por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em relação às semanas epidemiológicas anteriores.

Com esse avanço, cidades como Cabo Frio seguem com o plano de retomada gradual das atividades, dentre elas, o turismo, que é uma das principais. Desde o dia 15 de julho, os setores de hospedagem de Cabo Frio estão autorizados a retomar suas atividades, dentro das normas de cuidado e prevenção ao coronavírus, que constam do Decreto 6.288, de 03 de julho de 2020. Com isso, ficou permitida a ocupação de até 40%, nos hotéis e pousadas, com acesso acesso restrito apenas aos veículos de passeio.

O Secretário de Turismo da cidade, Paulo Cotias, comenta sobre como a classificação da região como baixo índice nos indicadores do estado, pode influenciar nesta retomada. Segundo o secretário, foi construído para o município um Plano de Controle e Ação, com um índice geral de controle, que é acompanhado diariamente. Este plano permite o monitoramos da saturação de rede e os indicadores de evolução epidemiológica.

“Essa classificação vem ao encontro do cenário que temos em nossa cidade. Como nos antecipamos com relação aos protocolos de isolamento e preparamos nossa rede de saúde para um atendimento próprio tanto para triagem quanto para o tratamento do Covid-19, hoje vislumbramos um cenário estável que tem nos permitido avançar com mais segurança nas medidas de flexibilização. Sabemos que a epidemia ainda é uma realidade e os riscos não desapareceram. Mas temos mecanismos seguros para aferir se esse processo pode avançar ou retroagir”, afirma Paulo Cotias, em entrevista à Prensa.

Imagem: Governo do Estado

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Faça parte da nossa comunidade no Whatsapp e Telegram:

Se você quer participar do nosso grupo, a gente vai te contar como vai ser agorinha mesmo. Se liga:

  • As nossas matérias chegam pra você a cada 1h, de segunda a sábado. Informações urgentes podem ser enviadas a qualquer momento.
  • Somente os administradores podem mandar os informes e realizar alterações no grupo. Além disso, estamos sempre monitorando quem são os participantes.
  • Caso tenha alguma dificuldade para acessar o link das matérias, basta adicionar o número (22) 99954-6926 na sua lista de contatos.

Nos ajude a crescer, siga nossas redes Sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Tik Tok e Youtube

Veja Também

Grupo Bz promove rifa solidária em apoio às vítmas das chuvas no Rio Grande do Sul

Morador de Manguinhos denuncia vazamento de água

Escola de Artes e Ofícios Zanine em Búzios promove Experiências Criativas para Adultos

Búzios promove terceiro encontro do Seminário Abolição da Escravatura