Search
Degradê com CSS

Secretária de Cultura de São Pedro é afastada por intolerância religiosa

130492209_10158536681619003_1706881073705901366_n

Prefeitura afasta a Secretária de Cultura, Edilúcia Marques, após episódio de discriminação e intolerância com religiões africanas

A prefeitura de São Pedro da Aldeia emitiu uma nota, nesta terça-feira (8), afirmando que a servidora efetiva, Edlúcia Marques, foi afastada do cargo de Secretária Adjunta de Cultura do Município.

De acordo com o órgão, a ação ocorreu após um episódio ocorrido nesta segunda-feira (7), durante uma sessão pública para julgamento das propostas culturais do Prêmio São Pedro da Aldeia Cultura Viva, realizado na Casa de Cultura.

Imagem: Prefeitura de São Pedro da Aldeia

Em resposta à Prensa, a prefeitura afirmou que algumas pessoas participantes se sentiram ofendidas com as falas da servidora em questão, acusando-a então de intolerância religiosa, fato que ainda está sendo apurado.

Durante a avaliação de projetos culturais para repasses da Lei Aldir Blanc, Edilúcia teria afirmado que não reconhecia projetos ligados à religiões de matriz africana como cultura. Uma das frequentadoras de um centro de religião africana, Juliane Carvalho, registrou então uma ocorrência na 125° DP.

Em um vídeo publicado nas redes sociais, Juliane afirmou que após a fala da secretária afastada, a frequentadora respondeu: “A senhora não tem que me reconhecer ou não, a Lei me reconhece”. Na ocasião, um outro parecerista teria exigido que Edilúcia desse uma justificativa plausível para não aprovar o projeto em pauta. Segundo depoimento do vídeo, em resposta ao questionamento, a servidora teria afirmado: “Pode vir, pode mandar a macumba”.

Vídeo resposta de Juliane Carvalho. Imagem: Redes Sociais/Reprodução

Na nota, a prefeitura acrescenta que repudia qualquer tipo de discriminação, e que se solidariza com todos que se sentiram ofendidos pelo comportamento da servidora. “A gestão reforça que políticas públicas igualitárias devem ser baseadas em princípios de respeito e valorização da diversidade”.

A secretária afastada ainda não se pronunciou nas redes sociais. A Coordenadoria de Comunicação de São Pedro da Aldeia ainda acrescenta que a decisão da Comissão de Editais do Prêmio decidiu anular os votos de Edlúcia. Com a ação, apenas serão válidas as avaliações dos demais pareceristas da seleção, sendo dois representantes do Poder Público e dois integrantes da Sociedade Civil.

A Prensa repudia qualquer tipo de preconceito e discriminação religiosa, de gênero ou racial.

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

Prefeitura de Búzios inicia vacinação contra gripe com foco em grupos prioritários

Caiçaras de Búzios visitam pontos turísticos e compartilham histórias com guias locais

Ferrugem é atração confirmada no Festival da Lula em Arraial do Cabo

Associção de moradores promove mutirão de limpeza com alunos da rede municipal na praia de Manguinhos em Búzios

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!