É na completa escuridão que muitos motoristas e moradores estão sendo obrigados a passar pela Estrada da Fazendinha, em Armação dos Búzios, têm trafegado no trecho a partir do Bauen Clube, em direção à Rasa. No entanto, segundo o secretário municipal de Serviços Públicos, Marcus Vallerius da Silva, o problema tem a ver com o furto de cabos elétricos de baixa tensão na localidade.
O secretário afirmou que o reparo depende da chegada do material, o que ainda deve levar cerca de duas semanas.
“Foram furtados aproximadamente 800 metros de Cabo, o que infelizmente está provocando essa situação. A Prefeitura está esperando a chegada dos cabos refazer a ligação de dez a 15 dias”, explicou Marcus.
O problema tem causado temor por causa da insegurança, uma vez que muitas pessoas, sobretudo mulheres, descem dos ônibus e vans e são obrigadas a caminhar até dois quilômetros sem iluminação.
A situação deu munição a adversários políticos do prefeito Alexandre Martins (PL), como a ex-vereadora Gladys Nunes, que fez uma live há alguns dias, cobrando iluminação e asfaltamento no trecho de Baía Formosa. As críticas tiveram o apoio de diversos moradores que acompanhavam a transmissão ao vivo.
Mas se parte da Estrada da Fazendinha encontra-se “no breu”, a situação mais uma vez “joga luz”, com o perdão do trocadilho, ao projeto de um novo acesso viário ao município exatamente por onde passa a via.
Contudo, conforme a Prensa de Babel noticia há alguns dias, apesar de haver verbas para as obras, por meio de uma emenda parlamentar de 2020 do deputado André Ceciliano (PT), o projeto está engavetado pelo Departamento de Estradas e Rodagem (DER-RJ).