Menu

Cidades

Roda Viva com Flávio Serafini em Búzios

serafini

Búzios recebe hoje (01) o professor e deputado estadual pelo PSOL Flávio Serafini, referência na defesa da educação pública no Estado, numa roda de conversa com professores, profissionais da educação pública e estudantes na Praça do INEF, às 19h, no bairro da Rasa.

Flávio Serafini é formado em Ciências Sociais e mestre em Sociologia e Direito. Começou sua trajetória política nos diretórios dos estudantes da UFF e trabalhou na rede estadual e municipal de ensino de Niterói. Atualmente, é professor licenciado da Fiocruz, e possui uma história de militância na educação pública, saúde, direitos humanos e meio ambiente, lutando na Alerj contra todo o esquema político e de corrupção dos velhos governos.

No seu último mandato, abraçou a luta contra o fechamento das escolas públicas, percorrendo e visitando as escolas de todo o Estado, ouvindo os problemas dos professores e diretores de escolas, denunciando a lotação de turmas e o descaso orçamentário com as unidades. Criou, para proteção das mesmas, a lei estadual de número 2963/17 que proíbe o fechamento arbitrário das escolas e obriga os estudantes e professores a se deslocarem a lugares distantes para estudar.

Estudantes, pais e profissionais da educação destacam a atuação do Flávio para que as escolas do Ensino Médio não fechassem as portas, como no Colégio Municipal Paulo Freire. A professora Raquel Rocha conta: “Conheci o Serafini em Búzios, na audiência pública solicitada por ele para esclarecimentos sobre o fechamento das escolas, especificamente no C. M. Paulo Freire. A participação do Flávio foi excelente, promovendo um espaço democrático de debate sobre o tema e buscando soluções para minimizar o descaso com que a educação vem sendo tratada”.

Cristina Pimentel, profissional da educação, também declara: “A participação do Flávio e da sua equipe foi e ainda é fundamental para estancar uma onda de ataques que a educação pública vem sofrendo, com o sucateamento das unidades e corte de verbas para a alimentação dos alunos. Ajudou-nos e instruiu nosso movimento pelo não fechamento das escolas em Búzios, assim como faz por todo o Estado”.

No meio ambiente, Serafini ainda liderou movimento em defesa da Baía de Guanabara  e povos tradicionais, e na Região dos Lagos é uma força na proteção do Parque Estadual da Costa do Sol. Além destes, Flávio também é atuante na Lei do Passe livre estudantil e preside a frente parlamentar de reforma psiquiátrica na Alerj. Em seu mandato, atuou ainda pela redução das tarifas dos ônibus e por mais linhas de barcas em Niterói e se destaca ao lado dos movimentos sociais, pela defesa da liberdade de manifestação e democracia.

 

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Faça parte da nossa comunidade no Whatsapp e Telegram:

Se você quer participar do nosso grupo, a gente vai te contar como vai ser agorinha mesmo. Se liga:

  • As nossas matérias chegam pra você a cada 1h, de segunda a sábado. Informações urgentes podem ser enviadas a qualquer momento.
  • Somente os administradores podem mandar os informes e realizar alterações no grupo. Além disso, estamos sempre monitorando quem são os participantes.
  • Caso tenha alguma dificuldade para acessar o link das matérias, basta adicionar o número (22) 99954-6926 na sua lista de contatos.

Nos ajude a crescer, siga nossas redes Sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Tik Tok e Youtube

Veja Também

Moradores de Manguinhos terão 30 dias para conectar-se à rede de esgoto

‘Queda Livre’, livro sobre a história de Glaidson e Mirelis – faraós dos Bitcoins, vai ser lançado em Cabo Frio

Grupo Bz promove rifa solidária em apoio às vítmas das chuvas no Rio Grande do Sul

Morador de Manguinhos denuncia vazamento de água