Segundo o Ministério da Saúde, doses deverão ser usadas prioritariamente nas capitais em razão das condições específicas de armazenamento
A Secretaria de Estado de Saúde (SES) recebeu do Ministério da Saúde (MS), nesta segunda-feira (3), 46.800 doses da vacina Pfizer contra a Covid-19. Seguindo orientação do MS, todas as doses serão enviadas para utilização no município do Rio de Janeiro.
De acordo com o Programa Nacional de Imunizações (PNI), a vacina será destinada à primeira aplicação de pessoas com comorbidades, gestantes e puérperas e pessoas com deficiência permanente. O intervalo entre a primeira e segunda dose é de 12 semanas.
O primeiro lote de 1 milhão de doses da Pfizer chegou no país na última quinta-feira (29), no aeroporto internacional de Viracopos, em Campinas (SP). Segundo o Ministério da Saúde (MS), as doses deverão ser usadas prioritariamente nas capitais em razão das condições específicas de armazenamento, que precisa ocorrer em temperaturas muito baixas.
Os frascos serão entregues em temperaturas entre -25ºC e -15ºC. A conservação, nessa faixa de temperatura, pode ser feita apenas durante 14 dias. Se mantidas em temperaturas de armazenamento entre 2ºC e 8ºC, da rede frio dos estados, o prazo para aplicação das doses diminuiu para cinco dias.
O governo brasileiro comprou 100 milhões de doses do imunizante da Pfizer. Em março, em reunião com a farmacêutica, o MS apresentou a previsão de que até junho seriam entregues 13,5 milhões.