Depois de 16 dias de bandeira laranja e retração na reabertura do comércio, Rio das Ostras retomou seu plano de flexibilização de atividades comerciais com a bandeira amarela nível 2, que significa baixo nível de contágio.
O município pulou o estágio de bandeira amarela nível 1, que apresenta um nível de contágio local maior e mais restrições de segmentos comerciais.
De acordo com o município, foi aumentado o número de leitos de UTI e assim se obteve a melhora de índices epidemiológicos. Por isso, o município, com a autorização do Ministério Público, avançou na classificação de risco e está na Bandeira Amarela nível 2.
O Plano de Retomada das Atividades Econômicas continuarão inteiramente ligadas aos indicadores da Saúde e serão reavaliadas em 15 dias.
Na Bandeira Amarela nível 2 o isolamento social continua e as atividades comerciais são retomadas com restrições, de acordo com Decretos publicados nesta edição. O acesso a lagoas, praças, parques e pontos turísticos continuam proibidos. Nas praias, são liberados somente atividades físicas individuais, com restrições.
O documento traz novidades como a autorização de funcionamento de shoppings e galerias, cursos livres, academias, entidades religiosas e atividade dos profissionais liberais e da renda alternativa. Cada segmento tem restrições específicas de horários, capacidade e forma de atendimento.