Pular para o conteúdo
Pesquisar
Degradê com CSS

Macaé avança na revisão do Plano Diretor com debate sobre clima e riscos ambientais

Encontro reuniu técnicos, especialistas e sociedade civil para discutir estratégias de desenvolvimento sustentável até 2036
Macaé debate clima e riscos ambientais na revisão do Plano Diretor com participação da sociedade civil / Crédito da Imagem: Ana Chaffin - PMM
Macaé debate clima e riscos ambientais na revisão do Plano Diretor com participação da sociedade civil / Crédito da Imagem: Ana Chaffin - PMM

A Prefeitura de Macaé realizou nesta quarta-feira (13) mais uma etapa do processo de revisão do Plano Diretor Municipal 2026-2036, desta vez com foco nos temas ligados ao meio ambiente, mudanças climáticas e gestão de riscos. O encontro aconteceu no auditório do Paço Municipal e reuniu representantes do poder público, especialistas, técnicos e integrantes da sociedade civil.

A discussão faz parte das Câmaras Temáticas, criadas para aprofundar os debates que irão subsidiar a atualização da Lei Complementar nº 279/2018, responsável pelas diretrizes de crescimento e desenvolvimento urbano do município para a próxima década.

Durante o encontro, técnicos da Secretaria Municipal de Ambiente, Sustentabilidade e Clima destacaram a necessidade de incluir temas relacionados à crise climática, adaptação ambiental e prevenção de desastres dentro do novo planejamento urbano da cidade.

Segundo a fiscal ambiental Thays Cury, assuntos ligados ao clima e à gestão de riscos ganharam relevância diante das mudanças ambientais observadas nos últimos anos. “Estamos vivendo uma realidade climática diferente, que exige planejamento e políticas públicas voltadas à prevenção e adaptação”, afirmou durante o debate.

As discussões também abordaram temas como recursos hídricos, educação ambiental, unidades de conservação, gerenciamento costeiro e expansão urbana sustentável.

De acordo com a Prefeitura, a revisão do Plano Diretor de Macaé busca construir estratégias de curto, médio e longo prazo para orientar o crescimento do município, considerando demandas urbanas, ambientais, econômicas e sociais.

O processo é coordenado pelo Escritório de Gestão, Indicadores e Metas (Egim), vinculado à Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão, com apoio do Conselho da Cidade.

O gerente do Egim, Romulo Campos, ressaltou a importância da participação popular na revisão da legislação urbana. Segundo ele, o objetivo é garantir que as propostas reflitam as necessidades reais da população e dos bairros da cidade.

Ao todo, o cronograma prevê nove Câmaras Temáticas, distribuídas em áreas como mobilidade urbana, habitação, regularização fundiária, infraestrutura, desenvolvimento econômico e gestão democrática.

As próximas reuniões já têm datas definidas e seguirão até o início de junho.

Calendário das próximas Câmaras Temáticas:

  • 21/05 – Mobilidade Urbana
  • 27/05 – Desenvolvimento Econômico e Reestruturação Urbana
  • 28/05 – Habitação e Regularização Fundiária
  • 02/06 – Instrumentos Urbanísticos, Parcelamento e Uso do Solo
  • 03/06 – Infraestrutura e Serviços

Sandro Peixoto

Sandro Peixoto, jornalista, cronista de Búzios, foi repórter em O Perú Molhado

Octavio Raja gabaglia

Octavio Raja Gabaglia, o carismático Otavinho, é um nome que ressoa nas praias, encostas e telhados de Búzios. Esse arquiteto genial, conhecido pelo bom papo e pela mente afiada, conseguiu, com engenhosidade, domar os ventos, convidar a luz do sol para habitar as casas com gentileza, além de convencer a paisagem exuberante a fazer parte de sua obra.

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

PF faz buscas na casa de Cláudio Castro em investigação sobre esquema fiscal ligado à Refit

Surf Experiences reúne surfe, inclusão e celebração de Phil Rajzman em Búzios

Mi Búzios promete transformar Praça Santos Dumont em polo de cultura latina

Feira da Praça Veríssimo de Melo retoma atividades após revitalização em Macaé

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

[mailpoet_form id="2"]