Menu

Cidades

Reunião extraordinária em Cabo Frio discute o desabastecimento de água

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Na manhã desta quarta-feira (9), na Câmara Municipal de Cabo Frio, aconteceu a reunião extraordinária que discutiu o problema do desabastecimento na Região dos Lagos. Por conta das inúmeras reclamações de falta d’água desde o final do ano passado, a Comissão de Tutela Coletiva do legislativo municipal, comandada pela vereadora Letícia Jotta (PSC), convocou o encontro na tentativa de deliberar ações imediatas que possam começar a reverter a situação.

Foto: Divulgação

A concessionária responsável pelo abastecimento, a Prolagos, não compareceu e disse que não recebeu nenhum ofício sobre o encontro. Além de vereadores cabofrienses, teve um representante do legislativo de São Pedro da Aldeia, a vereadora Claudinha (PTB). Moradores de Cabo Frio e de São Pedro também foram representados. Todos foram unânimes em dizer que a situação é de emergência e pediram ações do legislativo.

Os vereadores deram mais atenção a que diz respeito à revisão no contrato da concessionária, previsto até o ano de 2041. Os parlamentares viram a necessidade de rever as chamadas “taxas de cobrança por estimativa”, quando não há uso frequente da água.

O vereador Rafael Peçanha (PDT), que entrou com uma ação no MP contra a Prolagos, comentou sobre a audiência. “Não apareceu nenhum representante da Prolagos, foram 10 vereadores de Cabo Frio e a vereadora Claudinha de São Pedro da Aldeia. População falou bastante. E a nossa meta é criar uma união entre os municípios que recebem serviços da Prolagos: Cabo Frio, São Pedro, Búzios, Iguaba e Arraial do Cabo; e buscar a quebra de contrato”, disse.

A Prolagos emitiu uma nota e disse não ter sido notificado. Confira na íntegra:

“A concessionária não recebeu ofício para participar da reunião ocorrida nesta manhã na Câmara de Vereadores de Cabo Frio. No entanto, a empresa participou ontem (8/1) de uma reunião convocada pelo Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, com as presenças do promotor Vinícius Lameira e representantes do Procon de Cabo Frio e de Arraial do Cabo, bem como, do Legislativo Cabofriense, que tomaram ciência de todas as ações que constam no Plano de Verão 2018|2019, protocolado na Agenersa, em setembro do ano passado.

Neste encontro foram apresentadas ainda as ações emergenciais, realizadas pela concessionária, em função da superpopulação que ultrapassou a média dos últimos cinco anos, tanto em quantidade de pessoas quanto do período de permanência na região.

Na ocasião, a Prolagos se comprometeu em ampliar em quase 30% a frota de caminhões-pipa. Os usuários que precisarem deste modelo de abastecimento devem entrar em contato pelos canais de atendimento da empresa – 0800-702-0195 ou pelo WhatsApp (22) 99722-8242. O frete não é cobrado e a quantidade de água fornecida é registrada no consumo mensal, ou seja, o volume colocado na caixa d’água ou na cisterna é somado ao que é consumido normalmente pela rede”.

http://prensadebabel.com.br/index.php/2019/01/09/procon-cabo-frio-protocola-denuncia-contra-prolagos-no-ministerio-publico/

PSOL Cabo Frio propõe CPI contra a Prolagos na ALERJ

“Durante reunião extraordinária sobre a falta de água que assola as cidades da Região dos Lagos, o representante da concessionária Prolagos “simplesmente” não foi! O que deixou ainda mais indignados e sem resposta cerca de 50 moradores do Jardim Esperança, Jacaré, Peró, Porto do Carro e o distrito de Tamoios, que estão sem água há cerca de 20 dias.

O PSOL Cabo Frio colocou a disposição sua bancada na ALERJ para abertura de uma CPI conjunta com as câmaras municipais e revisão do contrato da Prolagos, que vai até 2041. ‘Se a Prolagos não está aqui, é sinal que ela não serve mais a população. Esse contrato precisa ser revisto. Temos que ter coragem para enfrentar a Prolagos. Eu me coloco aqui hoje como representante do PSOL e nós temos uma bancada combativa!’, enfatizou a coordenadora do Setorial de Mulheres PSOL Lagos Carol Werkhaizer”.

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Faça parte da nossa comunidade no Whatsapp e Telegram:

Se você quer participar do nosso grupo, a gente vai te contar como vai ser agorinha mesmo. Se liga:

  • As nossas matérias chegam pra você a cada 1h, de segunda a sábado. Informações urgentes podem ser enviadas a qualquer momento.
  • Somente os administradores podem mandar os informes e realizar alterações no grupo. Além disso, estamos sempre monitorando quem são os participantes.
  • Caso tenha alguma dificuldade para acessar o link das matérias, basta adicionar o número (22) 99954-6926 na sua lista de contatos.

Nos ajude a crescer, siga nossas redes Sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Tik Tok e Youtube

Veja Também

O platô em terreno inclinado é o inicio da  construção de heliponto

Construção irregular de heliponto em Búzios gera preocupação entre moradores

Divulgação

Tawa Beach apresenta Murilo Motta nesta quarta de feriado

Divulgação Luan Schuenckel Trio Foto:Pedro Mariano

Blues nas Ruas: projeto realiza shows spots gratuitos durante os sábados de maio em Búzios e Petrópolis

Divulgação

Educação Oceânica é destaque neste sábado em Rio das Ostras