Vacinação contra o Covid-19 começa nesta terça-feira (8), no Reino Unido. País é o primeiro no mundo a dar início ao processo
Cerca de 70 hospitais em todo o Reino Unido começaram a receber as primeiras doses da vacina contra o novo coronavírus, produzida pela Pfizer/BioNTech. Nesta terça-feira (8), o país começou o programa de imunização em massa, conhecido como “V-Day”, termo que faz referência ao Dia da Vitória (Victory Day) contra os nazistas na Segunda Guerra Mundial e ao novo significado, “Vaccine Day” (Dia da Vacina).
Os primeiros grupos a serem vacinados serão as pessoas idosas, com mais de 80 anos, e parte dos profissionais que atuam em unidades de saúde e em asilos. O programa visa proteger os mais vulneráveis e os mais expostos, neste primeiro momento.
Segundo a Agência Reguladora de Medicamentos e Produtos Sanitários do Reino Unido (MHRA), a vacina oferece até 95% de proteção contra o Covid-19 e é segura para adoção.
O Reino Unido se tornou o primeiro país no mundo a dar início ao processo de vacinação após a aprovação da MHRA, no dia 2 de dezembro. A decisão do órgão regulador britânico foi um “momento histórico”, segundo o presidente do laboratório americano Pfizer, Albert Bourla, que desenvolve este projeto com o laboratório alemão BioNTech.
De acordo com o governo britânico, cerca de 10 milhões de doses devem estar disponíveis em breve.