Menu

Cidades

Quarentena Búzios: grupo no Facebook ajuda pessoas a ficarem em casa

quarentena

O buziano Alexandre Verdade conta que da vontade de ajudar nasceu a corrente de solidariedade

Com o objetivo de ajudar as pessoas a permanecerem em casa, nesse momento em que o isolamento social é a melhor opção para se bloquear o avanço do coronavírus, foi criado o grupo no Facebook, “Quarentena Búzios, #corrente do bem”.

A frente da iniciativa, o buziano Alexandre Verdade conta que da sua vontade em ajudar pessoas impossibilitadas de sair de casa por pertencerem ao grupo de risco, nasceu a corrente de solidariedade que reúne a comunidade de Búzios numa grande ação de ajuda mútua.

“Nossa meta é incentivar as pessoas a fazerem o isolamento social recomendado pela OMS. Nessa etapa em que estamos, ficar em casa é o melhor caminho para evitar a propagação do vírus. Não é hora de por em cheque as medidas que vêm sendo tomadas pelos órgãos municipais, estaduais e federais. É hora de respeitar todas as autoridades constituídas. Somente com a união de todos, conseguiremos atravessar essa pandemia o mais rápido possível”, explica.

Através da rede social, o grupo começou a identificar as necessidades da comunidade e a trabalhar na busca de soluções, utilizando a experiência de cada um. Dessa forma, algumas frentes de ação foram criadas e o grupo se organizou para que alguns se dedicassem a fazer compras, ir à farmácia e pagar contas de idosos e pessoas do grupo de risco, enquanto outros se dedicam a parte de saúde física e mental. Profissionais do setor de saúde como enfermeiros e técnicos de enfermagem, se disponibilizam a ir na casa das pessoas para aplicação de vacinas, curativos, evitando que elas se dirijam aos postos de saúde. Também tem psicóloga oferecendo seus conhecimentos, postando mensagens e conversando com quem precisa de ajuda, principalmente quem está muito ansioso, uma advogada orientando questões jurídicas, o que muda com a chegada do vírus, e até uma pedagoga postando conteúdo infantil com atividades para famílias com crianças.

“Chamamos também o vice-presidente da Associação Comercial (ACEB), o Rodrigo, para orientar comerciantes e comunidade em geral sobre as ações do setor, e uma jornalista ajuda na seleção de conteúdo informativo sobre a questão do vírus em geral, postando matérias confiáveis, de origem segura”, acrescenta.

Alexandre conta que o grupo começou no dia 19 de março, e em apenas dois dias a corrente cresceu bastante. Entraram as empresas que oferecem serviço de entrega em casa, e aí o grupo catalogou farmácias, mercados, delivery de comida pronta, tudo para facilitar a permanência das pessoas em casa.

O próximo passo é a criação de um site para ampliar a divulgação das informações e conteúdo gerado no grupo do Facebook, e de acordo com Alexandre, já se pensa até no desenvolvimento de um aplicativo.

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Faça parte da nossa comunidade no Whatsapp e Telegram:

Se você quer participar do nosso grupo, a gente vai te contar como vai ser agorinha mesmo. Se liga:

  • As nossas matérias chegam pra você a cada 1h, de segunda a sábado. Informações urgentes podem ser enviadas a qualquer momento.
  • Somente os administradores podem mandar os informes e realizar alterações no grupo. Além disso, estamos sempre monitorando quem são os participantes.
  • Caso tenha alguma dificuldade para acessar o link das matérias, basta adicionar o número (22) 99954-6926 na sua lista de contatos.

Nos ajude a crescer, siga nossas redes Sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Tik Tok e Youtube

Veja Também

Grupo Bz promove rifa solidária em apoio às vítmas das chuvas no Rio Grande do Sul

Morador de Manguinhos denuncia vazamento de água

Escola de Artes e Ofícios Zanine em Búzios promove Experiências Criativas para Adultos

Búzios promove terceiro encontro do Seminário Abolição da Escravatura