Menu

Cidades

‘MPF Praia Limpa’ faz ação na Praia do Peró, em Cabo Frio

O projeto ‘MPF Praia Limpa’ chega a Praia do Peró, em Cabo Frio, no dia 19 de março. No evento serão debatidas questões de ordenamento, limpeza, acessibilidade e segurança da Praia do Peró, que conquistou em 2018 a Bandeira Azul, um título internacional de qualidade.

Lançado pelo procurador da República Leonardo Mitidieri, do Ministério Público Federal (MPF) em São Pedro da Aldeia, o projeto já passou por Búzios, Arraial do Cabo e pela Praia do Forte, em Cabo Frio.

O procurador Mitidieri pretende percorrer a praia e avaliar os pontos acima citados. “Vamos tratar das questões específicas do Peró: limpeza de áreas sensíveis, ocupações irregulares, respeito à ordenação da orla e outros assuntos”, afirma Leandro Mitidieri.

O objetivo do projeto ‘MPF Praia Limpa’ é promover estratégias para o ordenamento nas praias, combater o lixo e fazer melhorias nos acessos, principalmente para os portadores de necessidades especiais, organizando assim, um debate entre o Ministério Público, autoridades públicas e movimentos comunitários.

O representante do MPF quer analisar de perto as medidas já tomadas pelo município na ordenação da praia.  A Prefeitura de Cabo Frio já executou a primeira etapa das obras para revitalizar o trecho abrangido pelo projeto Bandeira Azul. A segunda etapa começa após a alta temporada do verão, e  prevê, também, a substituição dos atuais quiosques por outros mais modernos e sustentáveis.

Uma das medidas tomadas pelo município de Cabo Frio foi à proibição de tráfego de veículos na orla do Peró. Mas os donos de quiosques da praia são contra a medida, alegando que perderam clientes com o fechamento da orla.

Antes do início do evento, porém, Mitidieri já pediu explicações à polícia sobre as investigações para identificar o motorista que arrebentou a corrente e invadiu a área de pedestres da orla da praia, enquanto dirigia um bugre. O incidente aconteceu na segunda feira de Carnaval, porém até esta quarta-feira (13) o carro, já visto nas ruas do Peró, não foi identificado.

O corretor de imóveis Adriani Carlos da Rocha admira o projeto e discorda do acesso a carros e a qualquer veículo.

“A verdade é que o projeto é lindo. Podemos ver o acesso ao cadeirante. Discordo de acesso a carros e a qualquer veículo. A orla é um templo sagrado para ser contemplado e valorizado a cada dia. O lugar é lindo, cheio de vida e de energia boa”, declarou Adriani.

No encontro, os representantes da comunidade vão pedir o apoio do MPF ao projeto Bandeira Azul, que poderá ser levado a outras praias da Região dos Lagos, e a intermediação do MPF, tanto federal como estadual, para que o saneamento básico chegue às ruas do Peró.

Atualmente, os esgotos são lançados na rede de águas pluviais, que não suporta mais a carga de detritos. É necessário que o município solicite à concessionária Prolagos, a construção da rede separativa de esgotos com recursos do Fundo Estadual do Meio Ambiente (FECAM) destinados a Cabo Frio. A melhoria da segurança pública também será um dos temas do encontro.

O resultado do encontro será anexado a um inquérito civil aberto pelo MPF. A gestão da orla marítima é de responsabilidade da União.

O evento será dia 19 às 15h Hotel La Plage, na Av. Drasio Solon Ribeiro 40, no bairro Peró, Cabo Frio

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Faça parte da nossa comunidade no Whatsapp e Telegram:

Se você quer participar do nosso grupo, a gente vai te contar como vai ser agorinha mesmo. Se liga:

  • As nossas matérias chegam pra você a cada 1h, de segunda a sábado. Informações urgentes podem ser enviadas a qualquer momento.
  • Somente os administradores podem mandar os informes e realizar alterações no grupo. Além disso, estamos sempre monitorando quem são os participantes.
  • Caso tenha alguma dificuldade para acessar o link das matérias, basta adicionar o número (22) 99954-6926 na sua lista de contatos.

Nos ajude a crescer, siga nossas redes Sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Tik Tok e Youtube

Veja Também

Coordenadoria-geral de Igualdade Racial de Cabo Frio divulga calendário mensal de atividades

Vacina da gripe é liberada para toda população acima de seis meses em Rio das Ostras

Prefeitura de Cabo Frio interdita parte da Av. Teixeira e Souza, na região central, a partir desta segunda (6)

Encontro de Turismo marca lançamento do Portal Visit Búzios