Elaborado pelo vereador Miguel Pereira (PL), se aprovado, Projeto vai viabilizar a compra de vacinas para imunização da população buziana
A Câmara Municipal de Búzios colocou em pauta nesta terça-feira (15), o Projeto de Lei de nº 102 de 2020, elaborado pelo vereador Miguel Pereira (PL), que autoriza o governo municipal a comprar vacinas aprovadas pela ANVISA, e não fornecidas pelo programa nacional de imunizações, que tenham a eficácia comprovada contra o novo coronavírus. O assunto foi pautado durante a Sessão Ordinária da Câmara.
O vereador falou à Prensa que tem a expectativa em uma votação por unanimidade, mas que não acredita que todos os vereadores votarão favorável ao Projeto. Sobre os benefícios do PL, Miguel Pereira disse: “Acredito que será de grande relevância para o município. E vai acelerar a vacinação. O custo é baixíssimo. Por exemplo, Macaé vai vacinar 500 mil pessoas e vai gastar R$ 2 milhões”, disse.
Na ocasião, será discutida também a autorização do Poder Executivo para instituir, ou participar, de consórcios com estados e/ou municípios da federação, para compartilhar recursos e tecnologias, realizar pesquisas ou desenvolver a capacidade de produção local de vacinas através de órgãos e instituições públicas. O Projeto já transita pela Câmara dos vereadores e pode ser votado na próxima quinta-feira (15).
A Prefeitura de Búzios anunciou nesta segunda-feira (14), envio de um ofício ao Instituto Butantan pedindo informações de como formalizar a contratação da instituição, para a compra de 50 mil doses da vacina Coronavac, que está sendo desenvolvida pelo Instituto em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac. No documento enviado ao Instituto, o município solicitou uma resposta breve para a demanda. O ofício foi assinado pelo Secretário Municipal de Saúde, Lucas Maia de Almeida, e pelo prefeito de Búzios, Henrique Gomes.