Menu

Cidades

Programação do Mês da Luta Antimanicomial teve início nesta segunda em Macaé

As atividades seguem até o dia 27 deste mês
Divulgação

A Secretaria de Saúde por meio da gerência de Saúde Mental iniciou nesta segunda-feira (13), a programação do Mês da Luta Antimanicomial em Macaé, em celebração aos 20 anos da Reforma Psiquiátrica, no Centro de Convivência Benedito Lacerda. As atividades seguem até o dia 27 deste mês.

A atividade desta segunda-feira (13), no Centro de Convivência Benedito Lacerda, contou com uma roda de conversa com o tema: A implicação do cuidado de enfermagem na assistência à saúde mental, conduzida pela enfermeira, especialista em Saúde Mental, do município de Maricá, Érika Mota.

“Falei sobre a importância do cuidado na saúde mental, para os profissionais que atuam na área, bem como quais são as outras intervenções que podem ser realizadas, muitas vezes não são ensinadas nos cursos técnicos de enfermagem e nas universidades, ampliando os cuidados com esses usuários”, explicou.

O evento contou também com um momento de troca de experiências, onde cada profissional expôs como e onde realiza seu trabalho e ainda uma meditação relaxante.

A gerente de Saúde Mental, Lorrane  Ferreira, destaca que a enfermagem tem um papel importante na reabilitação psicossocial. “É um processo que aumenta a autonomia do usuário e habilidades dos usuários de saúde mental em estabelecer vínculos nos mais diversos cenários. Falar da enfermagem no mês da Luta Antimanicomial, é importante para reforçar que a enfermagem muda e precisa mudar a lógica do seu cuidado em saúde mental, que antes da reforma psiquiátrica era tida no lugar de “guarda” ou alguém que impediria os usuários de fazer algo. É importante ressaltar que a enfermagem é muito mais do que isso e é um dos principais agentes do cuidado em liberdade”, destacou.

Programação completa:

14/05: Café com Saúde Mental no Aeroporto, das 10h às 12h, na Praça Principal do Aeroporto

14/05: Práticas de relaxamento para adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas e trabalhadores do DEGASI, das 10h às 12h, na Praça Principal do Aeroporto.

15/05: Café Coletivo Ivone Lara, das 9h às 12h, no CAPS Betinho III.

16/05: Café com Saúde Mental em Córrego do Ouro, das 10h às 12h, na Praça do Córrego do Ouro.

16/05: Piquenique pela Luta Antimanicomial: crianças e adolescentes pelo cuidado em liberdade, das 8h às 11h, no Parquinho da Lagoa.

16/05: 13h às 17h –  Palestra ‘A importância da Estratégia da Saúde da Família no cuidado das pessoas com transtornos mentais’, com Inês Leoneza; e palestra ‘O manejo da Crise dentro da ESF’ com Paula Cristina Cavalcanti.

17/05: 8h às 12h – Palestra ‘A visita domiciliar como ferramenta de cuidado em saúde mental’ com Gizele Martins

22/05: Ocupação cultural da Praça Washington Luiz, das 9h às 12h, na Praça Washington Luiz. Atividades: Dança circular, Contos e Cantos, Oficina de Amigurumi, Pintura com tintas artesanais e Vivência artística (Trama sem fim).

27/05: 13h às 16h – Palestra ‘A importância do Apoio Matricial na Atenção Básica’ com Fany Chun Chang, no auditório da Secretaria Municipal de Saúde (Rua do Açude, 175, Granja dos Cavaleiros).

29/05: Cine Debate – ‘Nise da Silveira: O coração da Loucura’, das 9h às 13h, no auditório do Paço Municipal. Seminário “A importância da Atenção Básica no Cuidado Antimanicomial”.

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Faça parte da nossa comunidade no Whatsapp e Telegram:

Se você quer participar do nosso grupo, a gente vai te contar como vai ser agorinha mesmo. Se liga:

  • As nossas matérias chegam pra você a cada 1h, de segunda a sábado. Informações urgentes podem ser enviadas a qualquer momento.
  • Somente os administradores podem mandar os informes e realizar alterações no grupo. Além disso, estamos sempre monitorando quem são os participantes.
  • Caso tenha alguma dificuldade para acessar o link das matérias, basta adicionar o número (22) 99954-6926 na sua lista de contatos.

Nos ajude a crescer, siga nossas redes Sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Tik Tok e Youtube

Veja Também

Evento do Informa destaca construção da reputação com apoio de pesquisas e escuta popular

Alexandre Martins reúne vereadores e representantes sindicais para avançar na aprovação do PCCR

APAE Búzios sob intervenção da Federação das Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais do RJ

Dia das comunidades tradicionais de Búzios é celebrado com evento na Praça Santos Dumont