Decisão foi tomada em audiência de conciliação realizada entre o Sindicato dos Profissionais e a Prefeitura de Cabo Frio
Os Profissionais de Educação de Cabo Frio concordaram em suspender por 60 dias o processo de dissídio coletivo de greve. A decisão foi tomada em audiência de conciliação realizada entre o Sindicato dos Profissionais de Educação da Região dos Lagos (Sepe) e a Prefeitura de Cabo Frio, na última segunda-feira (7), no Tribunal de Justiça do Estado do Rio (TJ-RJ).
Os envolvidos no processo se comprometeram a usar o prazo para debater o planejamento do ano letivo de 2021, incluindo as medidas sanitárias necessárias para proteção dos profissionais e alunos com relação à pandemia de Covid-19. Também serão discutidas formas de compensação pelas aulas perdidas e o pagamento aos servidores que tiveram os salários cortados por terem aderido à greve.
Como um novo prefeito foi eleito para administrar Cabo Frio no próximo ano, a Prefeitura se comprometeu a convidar a equipe de transição para as discussões, com o objetivo de buscar uma composição com o sindicato. No caso de uma nova greve durante o período, os autos do processo serão encaminhados ao presidente do TJ para apreciação.
Participaram da audiência a procuradora Daysi Palmieri da Costa, do Ministério Público; as coordenadoras do Sindicato Narcisa Maria da Conceição e Cintia Magalhães dos Reis; o advogado do grupo Renato Guimarães Lima; a procuradora do município de Cabo Frio Mariana Fernandes de Souza Couto; e a representante da Secretaria de Educação Shenia da Costa Mendes Caetano de Oliveira.