Procurador da República do MPF, Leandro Mitidieri, lança livro sobre temática da corrupção e desigualdade social
O dia 9 de dezembro é conhecido mundialmente como o Dia Internacional contra a Corrupção, data que foi instituída pela Organização das Nações Unidas. Este é um tema que sempre ganha evidência no cenário político brasileiro, uma vez que o país teve a pior nota pelo segundo ano consecutivo, em 2019, com base no Índice de Percepção da Corrupção, desenvolvido pelo portal Transparência Internacional.
Para impulsionar os debates a respeito do tema, o Procurador da República, Leandro Mitidieri, que é representante do Ministério Público Federal (MPF) pela Procuradoria da República em São Pedro da Aldeia, lançou o livro “Corrupção e Desigualdade: Combate à corrupção efetivo, republicano e democrático como redutor da desigualdade social”.
A obra busca fazer uma análise do fenômeno da corrupção e sua relação com a desigualdade, abordando a cultura, a lei, a relação de custo e benefício da prática de corrupção e experimentos de psicologia da desonestidade.
Segundo o autor, a publicação explora a tese de que a corrupção é concentradora de renda, minando as defesas do Estado e neutralizando seu poder de gerar distribuição de riqueza e justiça social.
“A corrupção é um dos fatores causadores da desigualdade social, mas, outrossim, a desigualdade social é um dos fatores que favorecem a corrupção. Nestes termos, o enfrentamento à corrupção é uma política realizadora do objetivo fundamental constitucional de redução da desigualdade. Contudo, não é qualquer combate à corrupção que cumpre esse papel de redutor da desigualdade social, e sim o enfrentamento à corrupção efetivo, republicano e democrático”, afirma a sinopse.
Para impulsionar o lançamento, o Procurador da República lançou um documentário de mesmo nome, no dia 1 de dezembro, em seu canal do Youtube, que conta os detalhes da produção do livro e faz um resumo sobre a tese defendida.
A obra foi publicada pela Editora Processo e está à venda de forma on-line, por meio do site CataLivros.