Search
Degradê com CSS

Procurador da República do MPF lança livro sobre combate à corrupção

Procurador Leandro Mitidieri, representante do Ministério Público Federal (MPF) pela Procuradoria da República em São Pedro da Aldeia. Imagem: Reprodução/Redes Sociais
Procurador Leandro Mitidieri, representante do Ministério Público Federal (MPF) pela Procuradoria da República em São Pedro da Aldeia. Imagem: Reprodução/Redes Sociais

Procurador da República do MPF, Leandro Mitidieri, lança livro sobre temática da corrupção e desigualdade social

O dia 9 de dezembro é conhecido mundialmente como o Dia Internacional contra a Corrupção, data que foi instituída pela Organização das Nações Unidas. Este é um tema que sempre ganha evidência no cenário político brasileiro, uma vez que o país teve a pior nota pelo segundo ano consecutivo, em 2019, com base no Índice de Percepção da Corrupção, desenvolvido pelo portal Transparência Internacional.

Para impulsionar os debates a respeito do tema, o Procurador da República, Leandro Mitidieri, que é representante do Ministério Público Federal (MPF) pela Procuradoria da República em São Pedro da Aldeia, lançou o livro “Corrupção e Desigualdade: Combate à corrupção efetivo, republicano e democrático como redutor da desigualdade social”.

A obra busca fazer uma análise do fenômeno da corrupção e sua relação com a desigualdade, abordando a cultura, a lei, a relação de custo e benefício da prática de corrupção e experimentos de psicologia da desonestidade.

Segundo o autor, a publicação explora a tese de que a corrupção é concentradora de renda, minando as defesas do Estado e neutralizando seu poder de gerar distribuição de riqueza e justiça social.

“A corrupção é um dos fatores causadores da desigualdade social, mas, outrossim, a desigualdade social é um dos fatores que favorecem a corrupção. Nestes termos, o enfrentamento à corrupção é uma política realizadora do objetivo fundamental constitucional de redução da desigualdade. Contudo, não é qualquer combate à corrupção que cumpre esse papel de redutor da desigualdade social, e sim o enfrentamento à corrupção efetivo, republicano e democrático”, afirma a sinopse.

Para impulsionar o lançamento, o Procurador da República lançou um documentário de mesmo nome, no dia 1 de dezembro, em seu canal do Youtube, que conta os detalhes da produção do livro e faz um resumo sobre a tese defendida.

A obra foi publicada pela Editora Processo e está à venda de forma on-line, por meio do site CataLivros.

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

Maria de Fátima é real (no Instagram)

SAÚDE | Búzios discute cultivo de Cannabis medicinal para fins terapêuticos

TRÂNSITO | Obras na RJ-102 alteram circulação em Búzios nesta quinta-feira

Sete são detidos em operação contra quadrilha que tentou matar idoso em Búzios

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!