Menu

Cidades

Procon Búzios fiscaliza estabelecimentos comerciais no balneário

fiscalização4

Órgão notificou 38 farmácias e um mercado pela elevação de preços 

A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor está nas ruas fiscalizado os estabelecimentos da cidade para coibir práticas abusivas nos preços de produtos alimentícios e de prevenção ao novo coronavírus (COVID-19). Esta semana, 39 farmácias e um mercado, foram notificadas no balneário. 

A procura pelos itens de prevenção como álcool em gel, máscara e lenços aumentou, segundo o órgão, e a equipe de fiscalização verificou que em algumas farmácias os preços estavam mais altos que o normal. A mesma situação ocorreu com o mercado.

Segundo o coordenador da pasta, o advogado Ricardo Braga, a prática de elevar o preço sem justa causa é vedada pelo Código de Defesa do Consumidor, conforme o artigo 39. 

” A nossa equipe está atuando em toda a cidade. Não podemos deixar que comerciantes se aproveitem desse momento para elevar os preços. Quem foi notificado tem que apresentar documentos que justifiquem a alta em até 10 dias, sob pena de multa e cassação do alvará”. 

Ainda segundo Ricardo, se for detectado aumento dos preços, a população pode e deve denunciar o estabelecimento. O órgão disponibiliza o telefone (22) 2623-6999. 

Outras ações 

Além de mercados e farmácias, a equipe de fiscalização notificou todas agências bancárias da cidade para diminuir a quantidade de pessoas no interior das unidades. Também esteve nas academias orientando os proprietários a suspender as atividades para evitar a propagação do vírus, atendendo ao Decreto Estadual. 

Outra ação foi a notificação de quatro empresas que prestam serviços de passeios turísticos. A medida cumpre o Decreto Municipal, de n 1.049/2020, editado pelo prefeito André Granado, que proíbe a “entrada e circulação de ônibus de excursão, micro-ônibus, vans e similares” na cidade.


NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Faça parte da nossa comunidade no Whatsapp e Telegram:

Se você quer participar do nosso grupo, a gente vai te contar como vai ser agorinha mesmo. Se liga:

  • As nossas matérias chegam pra você a cada 1h, de segunda a sábado. Informações urgentes podem ser enviadas a qualquer momento.
  • Somente os administradores podem mandar os informes e realizar alterações no grupo. Além disso, estamos sempre monitorando quem são os participantes.
  • Caso tenha alguma dificuldade para acessar o link das matérias, basta adicionar o número (22) 99954-6926 na sua lista de contatos.

Nos ajude a crescer, siga nossas redes Sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Tik Tok e Youtube

Veja Também

Angela na Babel – A Coluna da Angela Barroso na Prensa #17

Prefeitura de Rio das Ostras e Sebrae promovem oficina gratuita de Marketing Digital

TV Maricá entra no ar nesta sexta-feira (10)

Alan Câmara assume Secretaria de Cultura e Patrimônio Histórico de Búzios