Mesmo sem data de início, a Prefeitura de Búzios já comemora o fato do município está perto da concretização de um desejo antigo de lideranças políticas, empresarias e demoradores do balneário: a obra da Estrada Álvaro Elídio e Rua Dracena, popularmente conhecida como Estrada da Fazendinha, na Baía Formosa. Com 800 metros de extensão, a via vai receber intervenções de pavimentação e drenagem, dando a cidade um novo acesso.
O projeto ainda está na Procuradoria do Estado, mas tudo indica que não ficará esquecido. Na semana passada, o prefeito interino e secretário de Obras, Miguel Pereira recebeu lideranças estaduais e, justamente com representantes de entidades do município, visitaram toda a extensão da RJ 102, além da Estrada da Fazendinha.
A obra da nova entrada é avanço para a mobilidade urbana do balneário por possibilitar que o local seja uma rota alternativa para o trânsito, desafogando o fluxo intenso de veículos nos acessos já existentes. A estrada une cinco localidades: Caravelas, Baía Formosa, Malhada, Vila Verde e Rasa. Vale lembrar que essa via é a única de acesso a localidade da Malhada. O termo de cooperação da obra foi assinado pelo prefeito Alexandre Martins e o assessor de Estado das Cidades, Enzo Lorenzi, no dia 29 de junho.
A estrada faz parte do Plano Rodoviário, que consta no Plano Diretor do município, aprovado em 2006, último ano em que foi atualizado. O acesso será iniciado no bairro Maria Joaquina, cortando pela Estrada da Fazendinha, onde continua o acesso até o bairro São José, saindo na RJ 102, perto da entrada da Praia dos Caravelas.
Estiveram presentes na visita, o presidente do Departamento de Estrada e Rodagem (DER), Herbert Marques; o ex-secretário de Estado do Turismo, Gustavo Reis Ferreira (Tutuca); o presidente da TurisRio, Sérgio Ricardo; o prefeito em exercício e secretário de Obras Miguel Pereira; o secretário de Turismo de Búzios João Carlos dos Anjos (Dom); além de representantes da Associação de Hotéis de Búzios (AHB), Mairo Lima, Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares (SindSol), Thomas Weber, Associação dos Engenheiros e Arquitetos (Enarq), além de empresários de várias atividades e representantes da sociedade civil.
Projeto é de Octávio Raja Gabaglia
O novo acesso foi projetado pelo arquiteto e urbanista, Octávio Raja Gabaglia, que mediou as tratativas com o parlamentar quando era secretário de Desenvolvimento Urbano do município em 2020. A verba é fruto de uma emenda parlamentar do presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, André Ceciliano, deste mesmo ano. É uma obra estimada em torno de R$ 30 a R$ 40 milhões.