A Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ) confirmou, na noite desta última quarta-feira (21), as mortes de duas mulheres por Febre do Oropouche no estado de. Uma das vítimas, de 34 anos, era moradora do distrito de Córrego do Ouro, na região serrana de Macaé. A outra, de 23 anos, vivia em Paraty.
A morte em Macaé, registrado em 23 de março, foi analisado pela SES-RJ, que confirmou a causa como decorrente da doença. Este é o primeiro caso fatal de Febre do Oropouche no município, que já contabiliza 320 infecções confirmadas.O pico ocorreu em março, com uma redução expressiva nos casos nos meses seguintes — apenas dois registros em maio, segundo a Secretaria Municipal de Saúde.
Em nota à Prensa, a Prefeitura de Macaé informou que intensificou as ações de combate ao vírus, transmitido pelo maruim — um pequeno inseto cuja picada provoca sintomas semelhantes aos da dengue, como febre, dor de cabeça, dores musculares e manchas na pele.A campanha municipal de conscientização reforça medidas preventivas, como o uso de roupas longas, mosquiteiros e repelentes, além da eliminação de focos de proliferação do vetor.
A prefeitura destaca também os riscos aumentados para gestantes, que podem sofrer complicações como perda gestacional, parto prematuro e anomalias congênitas. Nas redes sociais, a gestão municipal tem alertado a população:Evitar áreas abertas no início da manhã e fim da tarde; Utilizar roupas que cubram pernas e braços; Usar mosquiteiros de malha fina e repelentes; Manter quintais limpos e sem água parada. A Secretaria de Saúde orienta que pessoas com sintomas busquem atendimento médico nas unidades de saúde do município, todas preparadas para diagnóstico e tratamento da doença.
Sobre a doença
A Febre do Oropouche é causada pelo Orthobunyavirus oropoucheense (OROV) e transmitida principalmente pelo inseto Culicoides paraensis, conhecido como maruim ou mosquito-pólvora. A infecção provoca sintomas como febre repentina, dores no corpo, tontura, náuseas e manchas avermelhadas, que duram de dois a sete dias. Saiba mais sobre a campanha de prevenção promovida pela Prefeitura de Macaé. Clique aqui.
Dúvidas podem ser esclarecidas com a Gerência de Vigilância Ambiental pelo telefone 0800-022-6461 ou WhatsApp (22) 2772-6461.