A Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ) confirmou, na noite desta última quarta-feira (21), as mortes de duas mulheres por Febre do Oropouche no estado do Rio de Janeiro. Uma delas, é moradora do município de Macaé, de 34 anos, e a outra, de Paraty, de 23 anos.
Segundo a SES-RJ, as amostras foram analisadas pelo Laboratório Central de Saúde Pública Noel Nutels (Lacen-RJ).
Ambas tiveram os primeiros sintomas em março deste ano, foram internadas, mas morreram dias depois.
De acordo com a SES-RJ, os dois casos ocorreram há mais de dois meses e são episódios isolados. Desde então, não houve novos registros de casos graves, internações ou óbitos relacionados à doença nesses municípios.
“Reforçamos a importância da vigilância e das medidas preventivas. Desde a chegada do vírus, temos aperfeiçoado protocolos e a assistência aos pacientes.”, destacou a secretária estadual de Saúde, Claudia Mello.
Sintomas
A Febre do Oropouche apresenta sintomas parecidos com os da dengue. O período de incubação dura de quatro a oito dias. O início geralmente é marcado por febre, dor de cabeça, dores nas articulações e musculares, calafrios e, às vezes, náuseas e vômitos, que podem persistir por até cinco a sete dias.
Na maioria dos casos, o paciente se recupera em uma semana. No entanto, a doença pode se agravar entre grupos de risco, como crianças e idosos a partir de 60 anos.
“A Febre do Oropouche é nova no nosso estado e requer atenção redobrada. O maruim é bem pequeno e corriqueiro em locais silvestres e áreas de mata”malertou o subsecretário de Vigilância e Atenção Primária à Saúde do estado, Mário Sérgio Ribeiro.
Recomendações
Para evitar a contaminação, a Vigilância recomenda o uso de roupas que cubram a maior parte do corpo, passar repelente nas áreas expostas da pele, limpar terrenos e locais de criação de animais, recolher folhas e frutos que caem no solo, e instalar telas de malha fina em portas e janelas.
Até esta última quarta-feira (21), o estado do Rio de Janeiro já registrou 1.581 casos e três óbitos por Febre do Oropouche.
Os municípios com maior número de notificações de casos suspeitos são:
Cachoeiras de Macacu: 649
Macaé: 502
Angra dos Reis: 320
Guapimirim: 168
Paraty: 131
Em 2024, foram registrados 128 casos confirmados da doença, com predominância na cidade de Piraí.