Search
Degradê com CSS

Macaé confirma primeira morte por Febre do Oropouche; Paraty também registra óbito

Ambas as vítmas tiveram os primeiros sintomas em março deste ano, foram internadas, mas morreram dias depois
De acordo com a SES-RJ, os dois casos ocorreram há mais de dois meses e são episódios isolados / foto SES-RJ
De acordo com a SES-RJ, os dois casos ocorreram há mais de dois meses e são episódios isolados / foto SES-RJ

A Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ) confirmou, na noite desta última quarta-feira (21), as mortes de duas mulheres por Febre do Oropouche no estado do Rio de Janeiro. Uma delas, é moradora do município de Macaé, de 34 anos, e a outra, de Paraty, de 23 anos.

Segundo a SES-RJ, as amostras foram analisadas pelo Laboratório Central de Saúde Pública Noel Nutels (Lacen-RJ).

Ambas tiveram os primeiros sintomas em março deste ano, foram internadas, mas morreram dias depois.

De acordo com a SES-RJ, os dois casos ocorreram há mais de dois meses e são episódios isolados. Desde então, não houve novos registros de casos graves, internações ou óbitos relacionados à doença nesses municípios.

“Reforçamos a importância da vigilância e das medidas preventivas. Desde a chegada do vírus, temos aperfeiçoado protocolos e a assistência aos pacientes.”, destacou a secretária estadual de Saúde, Claudia Mello.

Sintomas

A Febre do Oropouche apresenta sintomas parecidos com os da dengue. O período de incubação dura de quatro a oito dias. O início geralmente é marcado por febre, dor de cabeça, dores nas articulações e musculares, calafrios e, às vezes, náuseas e vômitos, que podem persistir por até cinco a sete dias.

Na maioria dos casos, o paciente se recupera em uma semana. No entanto, a doença pode se agravar entre grupos de risco, como crianças e idosos a partir de 60 anos.

“A Febre do Oropouche é nova no nosso estado e requer atenção redobrada. O maruim é bem pequeno e corriqueiro em locais silvestres e áreas de mata”malertou o subsecretário de Vigilância e Atenção Primária à Saúde do estado, Mário Sérgio Ribeiro.

Recomendações

Para evitar a contaminação, a Vigilância recomenda o uso de roupas que cubram a maior parte do corpo, passar repelente nas áreas expostas da pele, limpar terrenos e locais de criação de animais, recolher folhas e frutos que caem no solo, e instalar telas de malha fina em portas e janelas.

Até esta última quarta-feira (21), o estado do Rio de Janeiro já registrou 1.581 casos e três óbitos por Febre do Oropouche.

Os municípios com maior número de notificações de casos suspeitos são:

Cachoeiras de Macacu: 649

Macaé: 502

Angra dos Reis: 320

Guapimirim: 168

Paraty: 131

Em 2024, foram registrados 128 casos confirmados da doença, com predominância na cidade de Piraí.

Octavio Raja gabaglia

Octavio Raja Gabaglia, o carismático Otavinho, é um nome que ressoa nas praias, encostas e telhados de Búzios. Esse arquiteto genial, conhecido pelo bom papo e pela mente afiada, conseguiu, com engenhosidade, domar os ventos, convidar a luz do sol para habitar as casas com gentileza, além de convencer a paisagem exuberante a fazer parte de sua obra.

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

O que atraiu prefeitos brasileiros para Israel?

Prefeito de Macaé anuncia saída por rota terrestre após ataques por entre Israel e Irã

Aula gratuita ao ar livre celebra o Dia Internacional do Yoga em Búzios

Prefeitos de Macaé e Nova Friburgo tentam deixar Israel após escalada do conflito com Irã

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!