O site de notícias Prensa de Babel celebra mais uma conquista no cenário do jornalismo ao receber o Prêmio Prolagos. A reportagem “A Vida que Brota da Pedra” assinada pela jornalista Maria Fernanda Quintela e ilustrada pela foto da jornalista e publicitária Mariane Siqueira, conquistou o segundo lugar na categoria de fotojornalismo.
A foto destaca a marisqueira Selma, proporcionando uma visão autêntica e cultural de Búzios além da parte turística. Mariane Siqueira enfatizou a importância do fotojornalismo ao revelar histórias culturais e outros cenários além do óbvio, incentivando os profissionais a permanecerem firmes em sua missão.
“A foto mostra a marisqueira Selma. Por meio desta imagem, conseguimos mostrar e revelar Búzios além de ser uma cidade badalada. Búzios não é apenas uma cidade turística; ela se tornou uma cidade turística. Quando contamos uma história, uma cultura, uma memória individual por meio de texto e imagem, conseguimos registrar e fazer com que fique para a posteridade. Conseguimos mostrar nesta matéria que Búzios é muito mais do que a Rua das Pedras”, disse.
A cerimônia de premiação, realizada nesta terça-feira (12) em Cabo Frio, contou com a participação de diversos profissionais da imprensa local. O concurso, que contempla sete categorias, distribuiu um total de R$ 43 mil em prêmios, visando incentivar e valorizar a produção jornalística local com foco em temas como saneamento, preservação ambiental, saúde pública e desenvolvimento urbano.
A Prensa já conta com alguns títulos desta premiação. Em 2020, a reportagem “Desafios do século 21 – O papel de cada um na corrente pela manutenção do maior ativo ambiental de Búzios: o Mangue de Pedras”, foi campeã na categoria webjornalismo. Em 2021, a Prensa conquistou o 2º lugar com a reportagem “Búzios: conscientização ambiental como alicerce para longevidade da APA Pau-Brasil”. Já em 2022 o segundo lugar na categoria foi com a reportagem “Dos poços às torneiras: a trajetória da água encanada em Búzios e a preservação da história das caiçaras”.