Ao longo dos quatro anos de existência, o site de notícias Prensa de Babel sempre teve um mote: percorrer um longo caminho, dando um passo de cada vez rumo ao crescimento constante. As vitórias conseguidas pelo veículo sempre foram muito festejadas pela direção e pelos repórteres. A pandemia do novo coronavírus chegou sem avisar e trouxe dias tensos com o encerramento de anúncios, principal forma de manutenção do veículo e dos jornalistas profissionais.
Uma boa notícia viria em seguida: o site foi contemplado pelo Fundo Global de Emergência para Jornalismo, oferecido pelo Google. Cerca de 5.300 veículos de comunicação foram selecionados em todo o mundo em meio a 12 mil inscritos.
Com isso, o período que causou a derrocada de várias empresas de segmentos variados possibilitou à Prensa dar um passo adiante. E com a inserção do capital, será possível manter toda a equipe que compõe a redação, formada por sete jornalistas, seis delas mulheres, chefiadas pela jornalista Camila Raupp. Além desses profissionais, a Prensa conta com a designer gráfica Manuella Paiva Ellon e a especialista em redes sociais Nicolli Barraza.
A editoria do site é de responsabilidade do jornalista Victor Viana.
O fundo também foi utilizado para a reformulação total do layout do site e identidade visual da marca, adotando uma plataforma ‘user friendly’. A partir de agora, o leitor tem acesso facilitado a todas as editorias do site, priorizando a funcionalidade e acessibilidade de dispositivos móveis, como celulares e smartphones.
Outra novidade, um sonho antigo da equipe, é a criação de conteúdo em diversas mídias, ultrapassando o limite do texto escrito e abrangendo vídeos e áudios. Todas as ações só se concretizaram coma aquisição de equipamentos com o dinheiro do fundo.
Site premiado
Da criação até 2020
A Prensa nasceu para cobrir o “deserto de notícias” nascidas do interior, já que os grandes jornais, localizados na capital do estado, fazem poucas matérias que atingem as cidades e não as conhecem as peculiaridades que as tornam únicas.
Com o foco principal nas coberturas das cidades de Cabo Frio, Búzios, Macaé e Rio das Ostras, o mote do veículo é “dar visibilidade a quem não tem”. Com uma linha editorial sempre progressista e humanista, a Prensa leva aos leitores histórias diferenciadas. Exemplo disto são as diversas matérias que mostram pessoas ou situações que normalmente não estariam em um veículo de comunicação.
Já em 2020, com a chegada da ‘coronacrise’ muitos veículos, inclusive a Prensa de Babel, ficam em uma situação financeira ruim. A direção começou a bolar alternativas. Um financiamento coletivo na plataforma Catarse possibilitou que o site se mantivesse em funcionamento de forma básica. A inscrição para o Fundo Global veio logo depois e graças a uma cobertura sólida da ação do coronavírus em Armação dos Búzios, inclusive contestando dados oficiais, e da abrangência do veículo na região, o site conseguiu passar pela avaliação criteriosa do Google.
E com isso, a Prensa de Babel reafirma o compromisso de continuar crescendo e levar notícias bem apuradas, relevantes e de importância para as cidades da região, se comprometendo perceber as notícias locais com um olhar aguçado, mas sem perder o foco nas questões regionais.