3ª edição do evento aconteceu na noite de quinta-feira (9) no auditório da Universidade Veiga de Almeida
O Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental impulsiona a conscientização para temas importantes e necessários para a sociedade, além de dar reconhecimentos aos jornalistas da região e os veículos de comunicação. Na noite desta quinta-feira (9) aconteceu a 3ª edição do prêmio e a Prensa conquistou o segundo lugar no pódio, na categoria webjornalismo, com a reportagem “Búzios: Conscientização ambiental como alicerce para longevidade da APA Pau Brasil”, da jornalista Monique Gonçalves.
A jornalista trouxe na reportagem a história de uma das poucas unidades de mata atlântica que é conservada no país. O local é abrigado no primeiro bairro ecológico de Búzios, o Caravelas, unidade de conservação protegida pelo Parque Estadual da Costa do Sol (PECS) denominada Apa Pau Brasil.
“Muito feliz pelo prêmio. Havia participado das outras duas edições, mas ganhar é um sentimento sem explicação. Esse prêmio não é só meu, é nosso, como equipe Prensa de Babel. A premiação só reforça o trabalho de credibilidade do portal e a preocupação em levantar pautas que discutem a conservação de áreas ambientais”, comenta Monique.
A Prensa também concorreu na categoria fotojornalismo, com as fotos intituladas “O equilíbrio entre a urbanização e o meio ambiente” e “O caminho da preservação”, de Matheus Coutinho. O veículo de comunicação também concorreu na categoria Jornalismo Universitário, com a matéria “Pequenas belezas naturais escondidas em Búzios”, da estagiária Natalia Nabuco.
Esta é a segunda vez que a Prensa sobe ao pódio do prêmio Prolagos. Em 2019 a jornalista Maria Fernanda Quintanilha conquistou o 1º lugar na categoria webjornalismo com a reportagem “Desafio do século 21 – O papel de cada um na corrente pela manutenção do maior ativo ambiental de Búzios: o Mangue de Pedras”.