A Prensa de Babel está entre os finalistas do 5º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, concorrendo na categoria webjornalismo com a reportagem “A Vida que Brota da Pedra”, assinada pela jornalista Maria Fernanda Quintela.
A matéria, que aborda o ecossistema único do Mangue de Pedra em Búzios, ganha destaque pela abordagem informativa.
A cerimônia de premiação está marcada para esta terça-feira (12), em Cabo Frio.
O concurso conta com sete categorias e R$ 43 mil em prêmios que serão distribuídos. O objetivo da premiação é incentivar e valorizar a produção jornalística local, especialmente aquela que aborda temas como saneamento e a influência direta na preservação ambiental, saúde pública e desenvolvimento urbano.
Este ano, em celebração aos 25 anos de atuação da concessionária, o tema “O Legado do Saneamento na Região dos Lagos” instigou os participantes a explorarem histórias que destacam o impacto positivo dos investimentos em distribuição de água e tratamento de esgoto na vida das pessoas.
A Prensa já conta com alguns títulos desta premiação. Em 2020, a reportagem “Desafios do século 21 – O papel de cada um na corrente pela manutenção do maior ativo ambiental de Búzios: o Mangue de Pedras”, foi campeã na categoria webjornalismo. Em 2021, a Prensa conquistou o 2º lugar com a reportagem “Búzios: conscientização ambiental como alicerce para longevidade da APA Pau-Brasil”. Já em 2022 o segundo lugar na categoria foi com a reportagem “Dos poços às torneiras: a trajetória da água encanada em Búzios e a preservação da história das caiçaras”.