Pular para o conteúdo
Search

Prefeitura de Búzios publica novo decreto de medidas de segurança

Búzios comércio. Imagem: Reprodução

Novo Boletim Oficial decreta medidas de segurança contra a propagação do Covid-19. Documento estabelece normas para o comércio e turismo

A cidade de Búzios teve atualizações nas medidas de segurança contra a disseminação do Covid-19. O novo Decreto Municipal N° 1.533, publicado no Boletim Oficial desta quinta-feira (10), manteve diretrizes para o funcionamento do comércio e outros setores, o que desmente a hipótese de fechamento do município.

Assinado pelo prefeito em exercício, Henrique Gomes, o documento descreve medidas que devem ser seguidas por todos os estabelecimentos comerciais, incluindo academias, restaurantes, bares, supermercados, mercados, quitandas e quiosques de praia, que terão que limitar o recebimento do público a até 50% da sua lotação original, além de manter as janelas abertas, disponibilizar álcool 70% e lenço de papel descartável.

Segundo o Boletim Oficial, os estabelecimentos deverão adotar as medidas de higiene, conforme orientação da Vigilância Sanitária, lembrando a obrigatoriedade do uso de máscara por colaboradores e clientes, e funcionar com equipe reduzida, dando preferência aos funcionários residentes na cidade, a fim de diminuir o trânsito intermunicipal.

Os comércios que disponibilizam mesas, incluindo os de beira de praia, deverão manter a taxa de ocupação máxima reduzida em 50% com distanciamento mínimo de 1,5 metros entre as mesas e guarda-sóis disponibilizados aos clientes.

Já no caso dos hotéis, pousadas e outros meios de hospedagem, os estabelecimentos também deverão funcionar com 50% da sua taxa de ocupação nos dias úteis, sendo permitido até 70% da ocupação aos sábados, domingos e feriados. O decreto também obriga que as medidas de higiene sejam cumpridas conforme orientação da Vigilância Sanitária.

Os empregados que integram o grupo de risco, que apresentem sintomas como febre, cefaléia e os sintomas respiratórios devem ser dispensados de suas atividades laborais.

Igrejas e templos religiosos também estão autorizados a funcionar e devem seguir a ocupação máxima de 50% de sua capacidade. Assim como também está permitida a prática, funcionamento e a abertura dos campos de futebol, quadras poliesportivas e similares.

Barcos de passeio

Segundo as diretrizes do decreto, os veículos náuticos de passeio como escunas, catamarãs, táxis aquáticos e demais embarcações estão autorizados a carregar passageiros, limitados a 50% da sua lotação, disponibilizando álcool 70% e lenço de papel descartável.

Todos os embarcados, turistas e tripulantes, deverão usar máscara de proteção facial, e guardar o distanciamento mínimo de 1,50m ao embarcar, sentar ou transitar dentro da embarcação. Ficam proibidas as festas, shows e eventos dentro dos barcos.

As embarcações que não cumprirem com as normas estipuladas terão suas licenças de funcionamento suspensas por até 30 dias.

Transporte público coletivo

Veículos das cooperativas municipais e veículos de transporte intermunicipal, deverão reduzir em 50% o funcionamento da frota, e operar com capacidade máxima de 50% de sua lotação, com janelas abertas, disponibilizando álcool 70% e lenço de papel descartável.

Festas, Shows e Eventos

Está permitida a realização de festas, shows e eventos, desde que respeitada a capacidade máxima de ocupação de 50% do local. Não será autorizado o funcionamento de áreas e espaços de dança, as janelas deverão permanecer abertas, e deverá ser disponibilizado álcool 70%, máscaras descartáveis e lenços de papel para clientes e funcionários. O local terá que dispor de mesas e cadeiras para a totalidade dos clientes.

Noticiário das Caravelas

Coluna da Angela

Angela é uma jornalista prestigiada, com passagem por vários veículos de comunicação da região, entre eles a marca da imprensa buziana, o eterno e irreverente jornal “Peru Molhado”.

Coluna Clinton Davison

Matérias Relacionadas

Cabo Frio sedia Fórum de Desenvolvimento da Região dos Lagos

Tawa Beach Club promete fim de semana repleto de atrações musicais e gastronômicas

Acúmulo de lixo em Itaipava ameaça saúde pública e economia local

Exposição celebra 200 anos da imigração alemã no Brasil

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!

Poxa você já está indo? Bem que você, poderia ficar mais um pouco!

Se precisar mesmo ir, não deixe de assinar nossa Newsletter. Todo dia enviamos nossas notícias diretamente no seu e-mail, você fica informado sobre tudo em primeira mão.

Receba nossa Newsletter!

Ahh outra coisa, ao assinar, acesse seu e-mail e confirme que deseja receber nossa newsletter.