Prefeitura de Búzios faz retirada de plantas exóticas na Praia de Geribá

Plantas da espécie Yucas tinham sido colocadas na faixa de areia da praia, por funcionário de um condomínio, sem autorização

Moradores de Búzios notaram o aparecimento plantas exóticas da espécie Yucas, na praia de Geribá nesta segunda (21) e terça-feira (22). De acordo com as informações, funcionários de um condomínio fizeram a colocação das plantas no local próximo à quadra de vôlei de praia. A população apontou ser uma tentativa de impedir as pessoas de praticarem o esporte próximo ao condomínio.  

Na manhã desta terça-feira (22), a Prefeitura de Búzios, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, retirou as plantas exóticas da faixa de areia no canto esquerdo da Praia Geribá. De acordo com o secretário de Meio Ambiente Fernando Savino, ao introduzir as Yucas naquele local, o condomínio desobedeceu a recomendação do Ministério Público Federal (nº 12/2020) emitida no dia 3 de agosto deste ano. 

Fiscais da Secretaria de Meio Ambiente fazendo a retirada das plantas. Imagem: Prefeitura de Búzios

“A recomendação do MPF é para que não se coloque plantas exóticas na faixa de areia. Em agosto deste ano a secretaria, cumprindo determinação do Ministério Público, retirou diversos canteiros de plantas exóticas instalados pelos proprietários de imóveis na praia. O condomínio Amarras não tem nenhuma licença ou autorização para fazer este plantio ao longo do muro. Mesmo que fossem espécies de plantas típicas de restinga, ainda assim é necessário entrar com processo na secretaria de Meio Ambiente solicitando a licença porque praia é Área de Preservação Permanente”, explicou Savino. 

Condomínio foi multado pela colocação das plantas na faixa de areia. Imagem: Prefeitura de Búzios

Os fiscais do Meio Ambiente autuaram e multaram o condomínio em 13.076 UPFM (Unidade de Padrão Fiscal do Município). O motivo da multa foi a introdução e manutenção de espécie exótica em Área de Preservação Permanente. As Yucas são plantas de arbustos, nativas da América Central e do Sul dos Estados Unidos. São conhecidas por terem folhas em formato de espinhos. 

Comentários