Menu

Cidades

Prefeito de Búzios e presidente da Prolagos se reúnem com secretário de ambiente do estado do Rio nesta segunda (27)

Presidente da Prolagos Carlo Roma e prefeito de Búzios André Granado
Presidente da Prolagos Carlo Roma e prefeito de Búzios André Granado

O tema da reunião é ações de saneamento para o município 

carlos-roma-e-andre-granado
Carlos Roma e André Granado no dia da assinatura da licença para ampliação da ETE de Búzios

Nesta segunda-feira (27) haverá uma reunião na secretaria estadual de meio ambiente, entre o secretário André Correa, a Deputada estadual Cidinha Campos (PDT), prefeito de Búzios André Granado (PMDB) e o presidente da Prolagos – concessionária responsável pelo tratamento do esgoto na cidade, Carlos Roma, sobre as ações de saneamento a serem realizadas em Búzios.

O saneamento está entre as pautas mais presentes na sociedade de Búzios e tem sido tema de diversas discussões entre o Poder Público, a Prolagos e a sociedade civil. O principal fator mais discutido e que tem gerado insatisfação na população é a atual situação do chamado Canal da Marina.

Recentemente a Prolagos terminou as obras da rede separadora de Geribá que beneficiará diretamente a Lagoa de Geribá, que não receberia mais nenhum despejo de esgoto, e consequentemente a praia de Manguinhos. Falta agora que os moradores do entorno liguem suas saídas de esgoto diretamente na rede separadora. A concessionária  informa que não há custo  para o usuário.

Também está em andamento as obras de ampliação da Estação de Tratamento de Esgotos (ETE) de Búzios que, de acordo com a concessionária, aumentando a capacidade de tratamento de 130 litros de esgoto por segundo para 200 litros por segundo. Com a ampliação, além de aumentar a capacidade, o processo do tratamento passa para o nível terciário (remoção de nitrogênio e fósforo) com desinfecção por ultravioleta (UV), uma antiga reivindicação dos moradores de Búzios. Serão implantados ainda dois decantadores. O investimento é de R$ 13 milhões.

“As obras de ampliação da ETE Búzios, que beneficiarão toda a população do município, atendem à meta de universalização da captação e tratamento do esgoto previsto no plano de investimentos para a Região dos Lagos e, consequentemente, trarão cada vez mais melhorias nos serviços prestados para a população.” disse Carlos Roma Jr., presidente da Prolagos.

O esgoto  uma pauta  urgente

Na última semana ( dia 11)  um vídeo que circulou pelas redes sociais mostrava um tubo pertencente a um empreendimento despejando esgoto na Praia Baía Formosa  vindo de uma dragagem no alagado próximo ao Canal da Marina.  A Prefeitura de Búzios, por intermédio do Secretario de Meio Ambiente, Cassio Heleno Cunha de Oliveira, esclareceu que a dragagem do Canal foi suspensa.  O secretário informou que, embora o  empreendimento seja licenciado pelo Inea, o Município tem a obrigação de exercer a fiscalização e de aplicar a devida punição por danos ambientais causados. Ainda de acordo com o secretário, as obras de drenagem, tão logo foram questionadas por moradores e comerciantes daquela área, receberam atenção especial da prefeitura municipal, que, através da Secretaria de Meio Ambiente, esteve presente no local.

Os responsáveis foram intimados a apresentar à Secretaria toda documentação necessária ao prosseguimento do serviço. No entanto, no dia 20 a moradores  afirmaram  novamente nas redes sociais que a dragagem teria voltado a acontecer. A Prolagos fez questão de ressaltar que o tubo não faz parte do sistema da concessionária, e que medidas punitivas e de fiscalização cabem ao governo municipal e órgãos ambientais.

https://prensadebabel.com.br/index.php/2017/03/25/entrevista-com-carlos-roma-presidente-da-prolagos/

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Faça parte da nossa comunidade no Whatsapp e Telegram:

Se você quer participar do nosso grupo, a gente vai te contar como vai ser agorinha mesmo. Se liga:

  • As nossas matérias chegam pra você a cada 1h, de segunda a sábado. Informações urgentes podem ser enviadas a qualquer momento.
  • Somente os administradores podem mandar os informes e realizar alterações no grupo. Além disso, estamos sempre monitorando quem são os participantes.
  • Caso tenha alguma dificuldade para acessar o link das matérias, basta adicionar o número (22) 99954-6926 na sua lista de contatos.

Nos ajude a crescer, siga nossas redes Sociais: Facebook, Instagram, Twitter e Tik Tok e Youtube

Veja Também

Deputada Marina do MST e Cepro realizam reunião em Rio das Ostras para discutir temas sociais urgentes

Búzios é finalista no prêmio Melhores do ano da gastronomia 2024

Búzios recebe o 3º Encontro de Numismática de 24 a 25 de maio

Agenda cultural do fim de semana na Região dos Lagos