Search
Degradê com CSS

Prefeito de Búzios consegue liminar que o mantém no cargo

Prefeito de Búzios, Alexandre Martins. Imagem: Redes Sociais
Prefeito de Búzios, Alexandre Martins. Imagem: Redes Sociais

Alexandre Martins recorreu ao TJRJ. Liminar o mantém no cargo e descreve “desordem administrativa”

Após o pedido de afastamento do cargo, o prefeito de Búzios, Alexandre Martins, recorreu ao Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ) e conseguiu, ainda na noite desta quinta-feira (13), uma liminar que o mantém no cargo.

O documento do TJRJ alega que a liminar causa verdadeira “desordem administrativa”, além de violação da ordem e segurança pública, e requer a suspensão dos efeitos da decisão impugnada.

Entenda o caso

A medida do TJRJ se deu após o juiz da Comarca de Búzios, Raphael Baddini, determinar o afastamento do prefeito de suas funções por um período de até 180 dias. O documento foi emitido nesta quinta-feira (12).

O juiz utilizou como justificativa possíveis irregularidades nos cargos de procuradores municipais. A decisão descreveu que o governo municipal apresentou um documento que, apesar de contar uma lista com 38 aprovados para o cargo de procurador municipal e advogado do município, “não comprova sequer um advogado/procurador admitido por concurso de provas e títulos em exercício efetivo e atual nos quadros da procuradoria”.

Além disso, o juiz ainda descreveu que, para estes servidores, o prefeito pretendia distribuir quase R$ 2 milhões provindos do Fundo Municipal de Honorários De Sucumbência (art. 57 da Lei Municipal 1.619/2021).

Em seu pronunciamento nos canais da Prefeitura, o prefeito afirmou que foi pego de surpresa. Com relação à convocação de procuradores gerais admitidos no concurso de 2012, Alexandre explicou que já foi realizada mas que ainda não se apresentou nenhum candidato aprovado.

Durante a liminar, o TJRJ descreve que há “clara desestabilização da harmonia entre poderes, na medida em que coloca o Executivo local em situação de inferioridade com relação ao Legislativo. Com efeito, a única atuação possível do Executivo está em encaminhar a mensagem com projeto de lei para a Câmara Municipal, que possui ampla liberdade de deliberação, sobre a qual nada pode interferir quem quer que seja.”

O documento foi assinado desembargador Henrique Carlos De Andrade Figueira, presidente do Tribunal, e pode ser conferido por meio do link.

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

Weliton Souza, o “Ginho”, é encontrado morto dentro de casa em Búzios

Maria de Fátima é real (no Instagram)

SAÚDE | Búzios discute cultivo de Cannabis medicinal para fins terapêuticos

TRÂNSITO | Obras na RJ-102 alteram circulação em Búzios nesta quinta-feira

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!