Search
Degradê com CSS

PL do Programa de Assistência Universitária recebe emenda modificativa

O projeto de emenda modificativa foi encaminhado à Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR). Foto reprodução CMAB.
O projeto de emenda modificativa foi encaminhado à Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR). Foto reprodução CMAB.

Critério de renda per capita mensal exigido passará para até 2 salários mínimos ou renda familiar mensal não superior a 5 salários mínimos

O Projeto de Lei do executivo que prevê a criação do Programa de Assistência Universitária, UniBúzios, recebeu Projeto de Emenda Modificativa na sessão ordinária da Câmara Municipal de Búzios desta quinta-feira (10). A proposta, que é do vereador Raphael Braga e assinada por todos os parlamentares da Casa Legislativa, altera um dos critérios exigidos para que o estudante do ensino superior tenha acesso ao benefício: a renda mínima.

A emenda torna a renda per capita mensal para até 2 salários mínimos ou renda familiar mensal não superior a 5 salários mínimos. No projeto original a exigência é de até meio salário-mínimo ou renda familiar mensal não superior a 3 salários mínimos.

Um alívio para os estudantes que estavam preocupados em perder o auxílio a partir das novas regras. Uma das indagações deles é que alguns cursos superam até mesmo o valor de um salário mínimo, os desenquadrando das exigências principalmente dessa exigência de renda média.

A emenda modificativa também suprime as exigências de comprovação de vulnerabilidade social e de inscrição no Cadastro Único do Programa de Assistência Social. Com isso pretende-se que mais universitários estejam aptos a se inscreverem para ter direito ao benefício.

O UniBúzios substitui a Lei da Ajuda de Custo Universitário (Lei 658/2008). O objetivo é conceder auxílio financeiro aos alunos matriculados no ensino superior que preencham os requisitos da lei. De acordo com o PL, o benefício será pago mensalmente nos doze meses do ano. O valor, o quantitativo de beneficiários contemplados e a forma de repasse serão estabelecidos em Decreto do prefeito.

Emenda Modificativa também tira a exigência do CadÚnico. Foto reprodução CMAB.

“O projeto original dificulta o acesso ao benefício. Mas nós (vereadores) trouxemos uma proposta que traz a justiça social e garantia daqueles que precisam da ajuda de custo”, justificou o vereador Raphael Braga.

O vereador Josué Pereira também ressaltou a importância das alterações. “O projeto realmente necessitava de alterações, principalmente no que se refere à renda, pois muitas pessoas ficariam de fora”.

O projeto de emenda modificativa foi encaminhado à Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR).

Projeto de lei transforma cargo

O cargo de Subsecretário Municipal de Turismo de Búzios será transformado em cargo de Subsecretário Municipal de Eventos, conforme o Projeto de Lei 7/2022, de iniciativa do executivo.

A matéria foi aprovada por unanimidade na sessão plenária desta quinta-feira (10) na Câmara Municipal de Búzios e passará a vigorar a partir da publicação da lei.

O PL também estabelece as competências do cargo de Subsecretário de Eventos e o vincula ao Gabinete do Prefeito e Vice.

Leia mais sobre o Projeto de Lei que cria UniBúzios:

Noticiário das Caravelas

Búzios Feed

As melhores experiências de Búzios em um só lugar! Descubra histórias, dicas e memórias inesquecíveis dessa cidade paradisíaca. Compartilhe seu momento e faça parte dessa viagem!

Matérias Relacionadas

Búzios registra mais de 60mm de chuva durante a madrugada e segue em alerta neste domingo (6)

Niterói Convention & Visitors Bureau elege nova diretoria até 2027

Defesa Civil alerta para risco de chuvas fortes e ventos em Búzios a partir desta sexta (4)

Weliton Souza, o “Ginho”, é encontrado morto dentro de casa em Búzios

NOTÍCIAS DE GRAÇA NO SEU CELULAR

A Prensa está sempre se adaptando às novas ferramentas de distribuição do conteúdo produzido pela nossa equipe de reportagem. Você pode receber nossas matérias através da comunidade criada nos canais de mensagens eletrônicas Whatsaap e Telegram. Basta clicar nos links e participar, é rápido e você fica por dentro do que rola na Região dos Lagos do Rio de Janeiro.

Receba nossa Newsletter!