Agentes cumprem mandatos de busca e apreensão por fraudes em contratos de saúde. Operação da PF investigou cinco municípios da região
Ação conjunta entre o Ministério Público (MP), Polícia Federal (PF) e a Controladoria Geral da União (CGU) cumpre mandados de busca e apreensão em cinco cidades da região nesta terça-feira (24). 41 agentes estiveram prédios públicos em Búzios, Araruama, São Pedro da Aldeia, Saquarema e Iguaba Grande.
Segundo informações obtidas pela Prensa, as investigações iniciaram pela divulgação de informações de outra operação, a Scepticus, em que agentes do MPF apuraram fraudes na aplicação de recursos do Fundo Municipal de Saúde nos municípios de Carapebus e Campos.
Diante dos fatos, a operação investiga a aplicação do mesmo esquema criminoso nas cidades citadas. São pelo menos sete contratações de empresas em investigação, sob suspeita de serem fraudulentas. Segundo o relatório, as empresas não tinham sede, mas endereços residenciais sem empregados e bens.
A Prefeitura Búzios respondeu que na manhã desta terça-feira (24) agentes da Polícia Federal (PF), Controladoria Geral da União (CGU) e Procuradoria Geral da República (PRG), estiveram na Secretaria de Saúde e na sede da Prefeitura. A Prefeitura ratifica que, com tranquilidade, todos os documentos solicitados foram entregues. A atual administração reforça o compromisso com a lisura do trato com a coisa pública e com a transparência desses atos.
A Prefeitura de Iguaba Grande informou que esta operação tem como objeto a verificação de denúncias feitas em 2018, pela Câmara Municipal de Vereadores, através da CPI dos Medicamentos, presidida na época pelo então vereador Vantoil Martins (atual prefeito/reeleito), que apurou irregularidades em processo licitatório por suspeita de desvio de medicamentos no governo da ex-prefeita Grasiella Magalhães. Todas as denúncias, na época, foram embasadas em documentos, e os relatórios foram encaminhados ao Tribunal de Contas, e também ao Ministério Público Estadual e Federal, que agora realizam as diligências como forma de comprovar as denúncias feitas em 2018.
Em São Pedro da Aldeia, a prefeitura informou que os agentes da Polícia Federal (PF) e Controladoria Geral da União (CGU) estiveram na Secretaria de Saúde para inspecionar um processo de compras decorrente do pregão presencial n°004/2020, de 28/02/2020, que teve como uma das 13 vencedoras, a empresa SP Produtos e Serviços Ltda., com ata de registro de preço firmada no valor de R$ 115.237,00 para entrega de medicamentos.
O órgão confirmou que todos os documentos solicitados foram entregues e que o processo de compra acima citado, além dos demais firmados pela administração pública, podem ser consultados no Portal da Transparência da Prefeitura.
A Prensa entrou em contato com as assessorias das demais cidades mencionadas mas até o momento não obteve resposta aos questionamentos.